Skip to Content

É criado um dispositivo que notifica os pais se a criança sai da cadeirinha

Se crea un dispositivo que avisa a los padres si el niño se desabrocha de la sillita

22/04/2019

Cada vez aumenta mais a tecnologia desenvolvida em favor da segurança viária infantil. Sistemas de retenção infantil com os mais recentes avanços em segurança, aplicativos para telefones celulares que ajudam crianças a não serem deixadas sozinhas dentro dos veículos e dispositivos que avisam se a criança tira o arnês ou se estiver muito quente dentro do carro.  Este é o dispositivo SensorSafe um instalado no arnês da cadeirinha e que se conecta diretamente ao telefone celular.

Nesta ocasião, o produto foi desenvolvido pela Cybex, uma marca que também é caracterizada por sua ampla gama de sistemas de retenção infantil, entre outros produtos.  Especificamente, a SensorSafe avisa com uma mensagem de texto no celular se a criança em questão soltar o arnês da cadeirinha. Devemos ter em mente que a eficácia do sistema de retenção infantil é totalmente perdida se a criança viaja mal ou com o arnês solto completamente .  É como ficar sem uma cadeirinha para carro (aqui abordamos os diferentes modos de fixação).

Além disso, o dispositivo também avisa se a temperatura no interior do veículo é muito alta ou baixa.  A temperatura que pode ser alcançada dentro de um carro depende de muitas variáveis, como o isolamento térmico, a temperatura externa, se tem ou não radiação direta do sol, quanto tempo o carro foi exposto ao sol. O bom tempo é muito necessário para uma boa viagem e a condição da criança.  Não deve estar muito fria ou muito quente. 

Também é importante notar que você é capaz de detectar se a criança foi deixada sozinha no veículo ou se você ficou sentado por muito tempo. Deve-se notar que, no caso de bebês, por exemplo, recomenda-se parar e removê-los da cadeirinha a cada hora e meia.  Além disso, devemos enfatizar a importância de evitar conhecidos como 'insolação’, que tendem a acontecer especialmente quando a criança é deixada sozinha no carro, especialmente em dias quentes.

E é que 10 minutos são suficientes para uma criança sofrer uma insolação dentro do carro com uma temperatura de 25 graus fora. Neste artigo, oferecemos recomendações para evitar insolação em crianças. De fato, este dispositivo também permite o envio da localização para os contatos de emergência. 

No momento, o dispositivo está disponível para as cadeirinhas para carro do fabricante ou gb que atendem aos regulamentos R-129. Não é um acessório e, por esse motivo, não é vendido separadamente. 

Cada vez mais fabricantes de cadeirinhas e de automóveis estão preocupados em desenvolver sistemas que contribuem não apenas para a segurança das crianças em caso de acidente, mas também para prevenir outros tipos de acidentes, como esquecer as crianças dentro do veículo. Assim, por exemplo, a General Motors tem um dispositivo de alerta que nos alerta no painel com a mensagem "Olhe o banco de trás" quando desligamos o motor para sair do veículo.  É um aviso sonoro e visual, com a mensagem que pisca no nosso painel semelhante ao que se conecta quando não é colocado o cinto de segurança.

No mercado também é o CarMinder, que consiste em um alto-falante mãos livres Bluetooth e um sistema de alerta que sincroniza com o smartphone. Se desligarmos o motor e sairmos do carro deixando a criança lá dentro, o sistema avisará se registra algum som como, por exemplo, a voz interna. 

Há também Gabriel, um sistema que consiste em um tapete que incorpora sensores de pressão e que é colocado logo abaixo da cadeirinha infantil. É conectado a um dispositivo que pode ser colocado nas chaves do carro, de modo que quando desligamos o motor e saímos do carro sem a criança, afastando-se mais de 5 metros, o tapete irá se comunicar com o dispositivo que utilizemos e ativar o alarme.

Finalmente, existem diferentes aplicativos para o telefone celular que foram desenvolvidos neste sentido e que abordamos neste artigo.

Objetivo Zero
Back to top