Skip to Content

Diferença entre airbags laterais e dianteiros, por que é melhor ir atrás?

Diferencia entre airbags laterales y frontales, ¿por qué es mejor que vayan detrás?

15/04/2019

Antes de começar, diremos que as crianças com menos de 135 cm de idade devem necessariamente viajar nos bancos de trás, a menos que uma das três exceções dos regulamentos seja cumprida - você pode consultar aqui—.  Além de ser obrigatório, veremos porque é mais do que recomendado que as crianças viajem nos bancos traseiros dos veículos.

Uma das razões mais importantes para a natureza obrigatória das crianças viajarem nos bancos traseiros, sempre em suas cadeirinhas adequadas às suas características físicas, é a presença de diferentes tipos de airbag. Se colocamos a criança no banco da frente e virada para trás, o airbag do passageiro deve ser desativado,  para assim manter a integridade da criança. Isso porque o airbag impulsionaria a cadeirinha para trás, fazendo com que a criança corresse um grande risco de sofrer ferimentos graves ou morrer na colisão.

Pelo contrário, na área traseira não há airbags dianteiros.  Os airbags laterais, que estão presentes nessa área, protegem a criança sem interferir com o banco do carro. É o oposto do banco da frente, o do passageiro. Os airbags laterais não entrariam em conflito com a cadeirinha, oferecendo proteção completa à criança. O que acontece é que quando o airbag lateral salta, entra em contato com a criança, mas efetivamente a protege, ao contrário do que acontece no caso do airbag dianteiro que mexe a cadeirinha.

Nesse sentido, as cadeirinhas para crianças com proteção lateral são as mais adequadas para proporcionar proteção completa em caso de colisão. Assim, oferecem uma vantagem de segurança frente ao contato com o airbag e o deslocamento lateral. 

DICAS PARA MAIOR SEGURANÇA

Em qualquer caso, a principal recomendação écolocar a criança no banco central traseiro.  Dessa forma, fica longe o suficiente para que os airbags possam causar algum dano, especialmente se o carro não tiver proteção lateral ou se os airbags não tiverem sido projetados para crianças.

Se por algumas das exceções listadas nos regulamentos, a criança é colocada na frente, é necessário desativar o airbag do passageiro se a cadeirinha for virada para trás. 

Se a criança é colocada no banco do passageiro, mas só precisa de um cinto de segurança, é importante manter uma distância de segurança ideal do painel. Claro, nunca devem descansar as mãos, braços ou pés no airbag.

Objetivo Zero
Back to top