Skip to Content

Dicas para viajar de carro com as crianças em dias de neve

Consejos para viajar en coche con los más pequeños en días de nieve

14/12/2018

Essas datas pré-natalinas nos incentivam a fazer alguma escapada para a neve.  Viajar de carro com crianças até a neve é uma aventura que todos gostam, mas é necessário seguir uma série de precauções para aproveitar plenamente a viagem.  

Como em qualquer outra situação, todos os passageiros devem estar devidamente sentados e com seus cintos de segurança bem colocados, e as crianças devem viajar sentadas com  seu sistema de retenção infantil, um adequado às suas características físicas, colocado corretamente e sem folgas. 

O ar condicionado do carro é importante. Mesmo que viajemos para a neve, não devemos sufocar os passageiros com excesso de temperatura, entre outras razões, porque as roupas de inverno já abriga, e porque não é aconselhável passar por uma mudança drástica de temperatura entre o interior e o exterior.  É importante que, além disso, as crianças pequenas estejam bem hidratadas.

DIRIGIR NA NEVE

Dirigir na neve deve ser suave e prudente, aumentando a distância de segurança. Devemos antecipar qualquer possível eventualidade e sempre dirigir com marchas longas, travando com suavidade e sem fazer movimentos bruscos.

Devemos garantir que a visibilidade seja máxima nessas condições, limpando bem os vidros (especialmente para-brisas, mas também as janelas e todos os vidros em geral), os espelhos retrovisores e as luzes dianteiras e traseiras.  É tão importante ver como que nos vejam.

Caso precisemos travar, usaremos o freio-motor e, se necessário, pisaremos com muito cuidado o freio para evitar o travamento das rodas, e também para evitar que o ABS funcione, porque ele poderia aumentar consideravelmente a distância de travagem.

Devemos sempre carregar correntes no carro, seja as tradicionais ou as mais modernas. Se usarmos pneus de inverno, não precisaremos usar correntes. Outras precauções importantes quando saímos para a neve podem ser resumidas em uma lista rápida:

  • Levaremos o tanque cheio e as baterias dos celulares carregados, caso precisemos solicitar assistência ou pedir ajuda.
  • Alem de levar muita água, também podemos levar alimentos que são fáceis de transportar (bolachas, frutos secos, frutas, etc.).
  • Levar cobertores e roupas quentes caso seja necessário passar algum tempo no carro.

Ao viajar para a neve com a família, devemos tomar precauções, pois aumenta o risco. E com as crianças, ainda mais.

Objetivo Zero
Back to top