Skip to Content

Pronto para as viagens de verão? Dicas para realizar uma viagem segura

Pronto para as viagens de verão? Dicas para realizar uma viagem segura

23/06/2017

Com a chegada do verão os dias ficam mais longos, as crianças entram de férias, e no caso dos adultos a jornada de trabalho é menor, com sorte. Tudo isso faz com que as pessoas utilizem com mais frequência o carro para se deslocarem, não só para grandes viagens, mas também nas saídas esporádicas ou para se deslocarem pela cidade. Seja como seja, passamos mais tempo no carro e as temperaturas são muito elevadas, por isso é conveniente seguir algumas dicas na hora de acomodar nossos filhos no carro, e tornar sua viagem seja segura e agradável.

Verifique bem a temperatura no interior do veiculo

No verão, as altas temperaturas se multiplicam no interior do carro se o mesmo estiver no sol e não tiver um sistema de ar acondicionado, ou se tiver, mas o carro está desligado. É importantíssimo climatizar corretamente o interior do carro mantendo as temperaturas entre 22 e 25 graus, de maneira que todos os ocupantes viajem confortavelmente. No caso das crianças, são mais sensíveis ao calor por diversas razões (recomendamos você à repassar o infográfico sobre os choques de calor), e temos de recordar que um choque de calor não só se dá nos meses de julho e agosto: pode ocorrer em qualquer momento se as condições forem favoráveis.

O calor, também, provoca que as crianças transpirem, e se transpirarem muito poderão ter problemas como a desidratação. Por isso é conveniente levar sempre água fresca no carro, mantendo sempre as crianças devidamente hidratadas. Mas, se estiverem transpirando muito podemos seguir estas dicas práticas para deixar o interior do carro e o assento que estiver sentado mais fresco.

Sobretudo, nunca deixe as crianças sozinhas dentro do carro estacionado, nem na sombra, e muito menos no sol. As temperaturas no interior pode ultrapassar rapidamente os 60 graus e provocar um choque de calor.

Prepare sua viagem antecipadamente e leve tudo que for necessário

Preparar a viagem antecipadamente é uma das estratégias mais prudentes e aconselháveis, sobretudo se fizermos com crianças. Sempre convém parar e descansar, esticar as pernas e refrescar-se, principalmente as crianças. Recomenda-se parar a cada 2 horas e tirar a criança da cadeira para que possa também mudar de posição.

Devemos recordar que temos que manter o carro sempre com a manutenção em dia para evitar sustos, e da mesma maneira devemos contar com um sistema de retenção infantil homologado e em bom estado, além de corretamente instalado e ser adequado às características físicas da criança.

Neste vídeo damos dicas para colocar corretamente o SRI:

É recomendável levar no carro algo para comer e beber, quando forem feitas as paradas para descanso, e tudo que for necessário para o caso de emergência ou acidente (coletes, triângulos…). Um pequeno estojo com o imprescindível em caso de necessidade.

Se a criança tiver necessidades especiais…

No caso de viajar com crianças com necessidades especiais, o principal é consultar seu especialista antes de qualquer dúvida. Com o intuito de te ajudar, nestas páginas fornecemos alguns conselhos que poderão ser muito úteis na hora de você preparar sua viagem, seja através dos artigos específicos, ou em artigos gerais como este temos certeza que irão te ajudar, sobretudo nos casos de viagens para outros países.

Ayúdanos a conseguirlo
Back to top