Skip to Content

Dicas para viajar de avião com as crianças

Consejos para viajar con niños en avión

26/07/2018

O avião é o meio de transporte mais seguro do mundo, e o mais rápido para percorrer longas distâncias, sobretudo as intercontinentais. Por isso, muitas famílias preferem viajar de avião para minimizar o tempo de viagem que, com bebês e crianças pequenas, pode ser uma vantagem se compararmos com outros meios de transporte. 

Isto é pelas paradas periódicas que devemos realizar se, por exemplo, saímos de carro (a cada uma hora e meia ou duas horas), o que pode ser maior se pensarmos nas eventualidades das crianças como um enjoo, uma “parada técnica” para descanso ou qualquer outra situação típica com eles. No avião não existe a possibilidade de fazer uma parada de descanso e isso, unido às condições especiais dentro do avião, fazem com que a viagem possa ser muito desconfortável para as crianças, seus acompanhantes e o resto dos passageiros.

Sistemas de retenção infantil para o avião

Dependendo da idade das crianças, existem diferentes soluções de retenção para tornar a viagem de avião mais segura. Como mostramos neste infográfico completo que aborda todos os meios de transporte, existem ao menos três SRI específicos para o avião.

O primeiro deles é para as crianças menores, e consiste em um cinto arnês para os menores de 2 anos. Este sistema é fixado no cinto do pai ou da mãe (ou de qualquer adulto que o acompanhe na viagem), e a criança viajará no colo. Com este sistema evita-se a necessidade de transportar conosco um SRI completo.

O segundo SRI que pode ser utilizado no avião é uma cadeirinha para carro adaptada a sua altura e peso e que esteja homologada para viajar no avião (isto é, que esteja homologada para ser fixada pelo cinto do avião, de dois pontos). 

Em terceiro lugar, há um modelo de sistema de retenção infantil específico para avião certificado tanto na Europa como nos Estados Unidos, e se chama CARES (Child Aviation Restraint System). Este sistema é composto por um arnês de quatro pontos projetado para ser utilizado diretamente sobre o assento do avião. A parte inferior fixa-se no cinto de segurança do assento, enquanto a parte superior fixa-se no encosto do assento.

É um sistema leve, portátil e que cabe em qualquer bolsa ou mochila, e foi projetado especificamente para o avião e para meninos e meninas que pesam entre 10 e 20 quilos e que meçam até aproximadamente um metro de altura. Para crianças maiores, o cinto do assento é o suficiente para a viagem.

Não esqueça de revisar este artigo completo com dicas para tornar uma viagem longa com crianças no avião mais confortável.

Objetivo Zero
Back to top