Skip to Content

Dicas para que a criança ande de forma segura pela cidade

Dicas para que a criança ande de forma segura pela cidade

30/10/2017

Nunca passar entre dois carros estacionados e caminhar sempre pelo lado interno da calçada são alguns dos conselhos que todos os pedestres devem seguir mas especialmente as crianças, quando forem caminhar pela cidade. Pelo motivo do Dia Mundial das Cidades, oferecemos uma série de dicas que qualquer criança deve seguir para andar com total segurança pela cidade.

Mover-se pela cidade não quer dizer necessariamente que seja a pé. De fato, devemos levar em conta a utilização de outros meios de transporte como carro, o autocarro ou o metro. Neste sentido, é importantíssimo escolher aquele transporte que melhor se adapte a nossas necessidades, ao trajeto e a nosso lugar de destino.

A respeito, neste infográfico oferecemos conselhos sobre como uma criança deve viajar em diferentes meios de transporte (carro, moto, autocarro e avião). Neste sentido, devemos destacar a importância de usar um sistema de retenção infantil adequado a sua altura e peso, devidamente homologado, fixado segundo as indicações do fabricante e nos assentos traseiros (consultar a regra).

Conselhos para mover-se como pedestre

  • Com autonomia, dependendo da idade da criança: deve-se incentivar que as crianças andem sozinhas ou em companhia de seus amigos, sobretudo quando vão para o colégio. Desta forma favorecemos sua auto-estima, a socialização e o processo de aprendizagem por meio da interação e a cooperação. Recomendamos o artigo: Meu filho começa no colégio, como deverá ir?
  • Se são muito pequenos, devem ir obrigatoriamente acompanhados da mão de um adulto em qualquer situação. Este é um bom momento para ensinar eles a andarem pela cidade.
  • É importante que sejam conscientes da importância de atravessar a rua sempre pela faixa de pedestre, olhando previamente para ambos os lados da calçada. Só devem cruzar a pista quando não vier ninguém ou quando os veículos tiverem parado completamente cedendo a passagem. Em caso de contar com semáforo, devem conhecer seu funcionamento e o significado das diferentes fases do semáforo, conscientizando eles que só deverão cruzar a pista quando o mesmo esteja verde e os veículos já tenham parado por completo.
  • Nunca se deve passar entre veículos estacionados na via. Sua visibilidade é reduzida.
  • Na calçada, deve-se caminhar sempre pelo lado interno. Deve-se optar sempre pelas calçadas mais largas.
  • Deverá prestar atenção especial nas garagens. Deve-se parar sempre e verificar se não há nenhum carro querendo entrar ou sair, para posteriormente voltar a caminhar.
  • Quando estiver caminhando deve-se sempre evitar distrações como o telemóvel. Há que manter a cabeça sempre olhando para frente.
  • Deve-se aumentar a precaução durante a noite. É bom sempre usar roupas com cores chamativas que dê para ver facilmente no escuro.
  • Deveráse precaver quando há veículos que estejam realizando alguma manobra, dando ré por exemplo, e nunca passar por trás deles.
  • Deve-se tentar manter contacto visual com os condutores quando te cederem a vez para que sejam conscientes da sua presença.
  • Evitar passar pela frente ou por trás dos autocarros que estejam descendo ou subindo passageiros.
  • É importante não confiar no ruído do motor, já que há veículos que mal fazem barulho como por exemplo as bicicletas ou veículos elétricos.

Mais conselhos sobre como as crianças devem andar pela cidade, no vídeo a seguir:

Ayúdanos a conseguirlo
Back to top