Dicas para escolher a cadeirinha virada para trás mais adequada

Consejos para elegir la sillita mirando hacia atrás más adecuada

13/03/2019

O cadeirinha para carro com sentido contrário ao movimento do veículo é a melhor solução de segurança para crianças. Esta posição é comprovadamente a mais segura nos primeiros meses e anos de vida das crianças, uma vez que protege a coluna, pescoço e cabeça, dos impactos no carro. São as cadeiras mais seguras nos impactos traseiros, laterais e frontais.

Crianças com menos de quatro anos de idade têm músculos do pescoço pouco desenvolvidos. Por esta razão, em qualquer situação em que ocorra uma colisão, a cabeça será projetada para frente se a criança viajar no sentido do movimento do veículo. Essa é a chave para os regulamentos atuais de segurança viária que insistem na necessidade de manter a orientação no sentido contrário ao movimento do veículo até além dos 15 meses obrigatórios, chegando até a 3 ou 4 anos.

Agora, quando se trata de escolher a cadeirinha mais adequada virada para trás, surgem dúvidas. Há uma crença de que qualquer cadeirinha pode ser orientada no sentido contrário da marcha (porque no caso das cadeiras do Grupo 0/0+ isso é assim), mas o natural é adquirir uma cadeirinha especificamente projetada para ser instalada com essa orientação.

Dicas para escolher a melhor cadeirinha para carro virada para trás

Estas cadeirinhasdevem ser instaladas nos assentos traseiros do veículo, sempre. As exceções são bem conhecidas: que os assentos traseiros estejam sendo ocupados por outras crianças com cadeirinhas, que o SRI não possa ser instalado ou que o veículo não tenha assentos atrás. No caso de ir na frente com uma cadeirinha virada para trás (sempre por uma exceção), é necessário desativar o airbag do passageiro.

A primeira coisa que devemos ter claro ao comprar uma cadeirinha para carro é a altura e o peso da criança.  Decidimos a homologação da cadeirinha que vamos comprar (R44/04 o R-129) embora, idealmente, escolhamos os regulamentos mais atuais.

Para escolher o modelo mais adequado, levaremos em conta a compatibilidade entre a cadeirinha e o veículo.  Os veículos sem ISOFIX não são compatíveis com as cadeirinhas i-Size, mas no final isso é algo que podem nos aconselhar em uma loja especializada.

facilidade de instalação e ajuste da cadeirinha  é um aspecto fundamental na hora de fazer essa compra. Não em vão, temos que ajustar as crianças muitas vezes durante a vida do SRI. Devemos sempre seguir as instruções do fabricante ao instalar no carro.

É essencial adquirir cadeirinhas para carro de qualidade.  Para isso, não devemos deixar que a decisão seja baseada apenas no preço, mas que devemos procurar análises, estudos ou relatórios de testes realizados no modelo que estamos avaliando. Uma opção a ter em conta é procurar a etiquetaPlus Test, uma das etiquetas mais reconhecidas internacionalmente em matéria de segurança viária infantil concedido na Suécia.

Esta etiqueta garante que a cadeirinha em questão passa com sucesso os testes mais rigorosos destinados a garantir a proteção do passageiro, especialmente da área do pescoço, em um impacto frontal, desde que as instruções de instalação fornecidas pelo fabricante sejam seguidas.  Os fabricantes submetem-se a estes testes de maneira voluntária, sendo assim não substitui o que complementa à regra europeia R44 e ECE R129.

Consulte este infográfico para mais detalhes sobre como escolher a cadeirinha para carro virada para trás mais adequada.

Mirando hacia atrás