Skip to Content

Dicas para uma mobilidade urbana mais sustentável e segura

Consejos para una movilidad urbana más sostenible y segura

20/09/2021

Mova-se de forma sustentável. Seja saudável’ é o slogan escolhido pela Comissão Europeia para celebrar a Semana Europeia da Mobilidade 2021 (16-22 de setembro) que este ano foca na ‘Mobilidade sustentável, saudável e segura’. Com efeito, a pandemia causada pela Covid-19 marcou um antes e um depois em todo o mundo e, é claro, também mudou nossa maneira de ver o mundo e de nos movermos.

A Comissão põe foco na saúde, tanto física como mental, associada às formas de se locomover de forma sustentável. A crise sanitária global causada pela Covid-19 mudou nossa forma de viver, pensar e, é claro, de nos movermos. Desta forma, defende-se meios mais sustentáveis, saudáveis e seguros, os 3S que marcam um caminho a ser seguido no que diz respeito à nossa mobilidade. 

Por um lado, a mobilidade afeta diretamente nossa saúde mental e o bem-estar das pessoas. E, com efeito, para manter nossas relações sociais e de lazer é preciso que dos desloquemos. A possibilidade de se deslocar sempre foi muito importante para levar uma vida saudável e satisfatória. A isto devemos adicionar que a forma como nos movemos também afeta diretamente a nossa saúde física. Por isso incentiva-se as caminhadas e o andar de bicicleta, por exemplo. Por outro lado, a redução do trânsito contribui diretamente para o bem-estar da população ao reduzir a poluição ambiental. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 376.000 mortes prematuras ocorrem anualmente na União Europeia e no Reino Unido por causas diretamente relacionadas à contaminação por partículas finas. 

Felizmente, cada vez mais países e cidades estão apostando nesta mobilidade sustentável ao promover, por exemplo, o uso de meios de transporte mais eficientes e menos poluentes, como bicicletas ou transporte público, a criação de áreas especiais para pedestres e áreas verdes, entre outras iniciativas. Essa mobilidade, além de pouco ou nada poluente, deve ser segura. Ademais, devemos relembrar que, com isso, os acidentes de trânsito tornam-se evitáveis.

UMA MOBILIDADE 3S

-Defende meios de transporte pouco ou nada poluentes, como a bicicleta ou o transporte público. Sempre que puder, vá andando. É bom para sua saúde e para o meio ambiente. 

-Na hora de realizar esses deslocamentos, tente torná-los o mais seguros possível, colocando em prática as principais medidas de precaução, como usar cinto ou capacete, e evite tudo que possa causar um acidente: velocidade excessiva, distrações, distância de segurança curta...

-Prefeituras, empresas, instituições... todos devem promover e incentivar este tipo de mobilidade 3S. 

-Fomente essa mobilidade entre seus familiares e conhecidos. É cada vez maior o número de pessoas revendo seus modos de deslocamento, fazendo-o com segurança e poluindo o menos possível. 

Na Fundación MAPFRE criamos o Manual de Mobilidade Segura focado precisamente nos 3S: Segura, Saudável e Sustentável. Estar bem informado é o primeiro passo para a mobilidade que pretendemos alcançar e, por isso, oferecemos informações e dicas sobre esta nova forma de se mover. Sem dúvida, algo que devemos transmitir aos mais pequenos, dando um exemplo de como tornamos a mobilidade mais segura, saudável e sustentável. 

Objetivo Zero
Back to top