Skip to Content

Dez conselhos para desfrutar de uma viagem tranquila e segura com crianças pequenas

Diez consejos para disfrutar de un viaje tranquilo y seguro con niños pequeños

02/07/2018

Você irá realizar uma viagem longa de carro com crianças? Te oferecemos algumas recomendações que podem ser colocadas em prática para que o trajeto ocorra sem complicações e que seja o mais ameno possível para as crianças.

1-Antes de realizar a viagem, revise o carro e verifique o trajeto. Verifique óleo, água, travões, estado dos pneus e estabeleça que trajeto irá realizar. Escolha aquelas horas com menos trânsito, as estradas mais seguras e que ofereçam zonas de descanso. Lembre que você terá que parar no mínimo a cada 2 horas ou a cada 200 km. Em caso de viajar com crianças pequenas, estas paradas podem ser maiores, especialmente quando são bebés. Aqui oferecemos para você conselhos de como viajar com recém nascidos.

2-Lembre que todos os ocupantes devem viajar com o cinto de segurança. No caso de crianças com estatura inferior a 135 cm, as mesmas devem viajar com um sistema de retenção infantil homologado e conforme a sua altura e peso. É obrigatório que viajem nos assentos traseiros, salvo algumas exceções. O melhor lugar para colocar a cadeirinha é no assento central traseiro. Mas se não conta com isofix e tanto a cadeirinha como os dois assentos laterais dispõem destas ancoragens, recomenda-se utilizar o assento traseiro atrás do banco dianteiro do passageiro. 

Fundación MAPFRE recomenda utilizar um sistema de retenção infantil virado para trás, sempre que for possível, e deve-se utilizar o SRI até os 150 cm de altura, momento no qual já pode ajustar o cinto com total segurança.

3-Dedique o tempo que for necessário para ancorar a cadeirinha e fixar as crianças. É importante que realize de forma correta para oferecer uma boa segurança. Também é necessário fixar bem toda a bagagem e não deixar objetos soltos dentro do interior do veículo que possam sair em caso de frenagem ou impacto.  

4-Realize uma condução suave e responsável durante a viagem. Esta segurança é transmitida a todos os passageiros, e terão uma viagem bem mais agradável. 

5-Leve as crianças com uma roupa cómoda e transpirável para que não tenham nem frio e nem calor. Tente levar roupa extra para troca-los caso necessário. 

6-Mantenha uma temperatura agradável no carro. Não dirija o jato de ar diretamente contra as crianças. O recomendável é que o carro esteja a 21 e 23 graus centígrados. Claro, nunca deve ser deixada a criança sozinha dentro do veículo para evitar que sofram um choque de calor. 

7-As crianças e o resto dos ocupantes devem estar bem hidratados. Leve várias garrafas de água e evite comida excessiva e pesada, já que pode contribuir para o mal-estar.

8-Evitar que as crianças leiam, joguem com o telemóvel… Contribui para o aparecimento do mal-estar. Deixe as janelas abertas, mantenha o carro com uma temperatura agradável e evite a comida pesada para que isto não ocorra.

9-Procure manter a criança entretida durante a viagem. Recomenda-se que vá um adulto com ela para que entretenha:  cantar, procurar objetos na paisagem… ainda que a melhor opção seja que a criança durma durante a viagem. Aqui oferecemos recomendações a respeito do que pode fazer o passageiro por sua segurança rodoviária e a de seu filho durante estas viagens de verão.

10-Leve um kit de primeiros socorros no carro e tudo o que possa precisar a mão.

Neste infográfico oferecemos para você as principais recomendações para as viagens de carro com crianças:


DOWNLOAD INFOGRÁFICO


Desplazamientos largos con niños

Objetivo Zero
Back to top