Skip to Content

Devo desativar o airbag com uma cadeirinha posicionada no sentido da marcha no banco do copiloto?

¿Debo desconectar el airbag con una sillita en el asiento del copiloto a favor de la marcha?

28/08/2019

Muitas vezes falamos sobre a necessidade de desativar o airbag do copiloto quando instalamos um Sistema de Retenção Infantil neste assento. É imperativo desativá-lo quando colocamos uma cadeirinha virada para trás no banco do copiloto. A razão é que, em caso de colisão, a ativação do airbag atuaria como uma catapulta para o sistema de retenção, com consequências fatais para a criança.

Devemos lembrar que só podemos instalar um SRI no banco da frente se nos encaixarmos em algum desses casos:

  • Em veículos que não disponham de assentos traseiros.
  • Em veículos que não têm cintos de segurança nos assentos traseiros.
  • Se a criança for transportada de costas e tiver menos de 3 anos. Neste caso o airbag frontal deve estar desligado.

No caso de instalarmos uma cadeirinha no banco do copiloto, mas no sentido do movimento, não será necessário, nem aconselhável desativar o airbag.  Neste caso, o airbag atuará como um sistema de segurança e protegerá a criança em caso de colisão. Embora, é claro, seja recomendado colocar a cadeirinha a uma distância segura. Não deve estar muito próxima do painel. 

Devemos levar em conta que nem todos os carros permitem que o airbag do passageiro seja desativado. Em alguns modelos isso é opcional, mas em outros teremos que ir a uma oficina especializada para que seja desativado por um profissional.

É completamente desaconselhável manipular os sistemas de desconexão, como, por exemplo, remover um fusível, derivar cabos, etc., sem a supervisão de um profissional autorizado pelo fabricante. A única maneira de garantir que esses tipos de ações sejam realizados de acordo com a norma e com total segurança é através dos profissionais.

O mais importante, sempre, é que em nenhum caso nossa segurança ou a da criança sejam afetadas.

Objetivo Zero
Back to top