Skip to Content

Como reagir se seu filho fica nervoso quando viaja de carro?

¿Cómo reaccionar si tu hijo se pone nervioso cuando viaja en coche?

09/03/2015

Uma criança alterada ou nervosa pode fazer a viagem mais difícil e implicar maiores  riscos, já que a atenção do motorista não está plenamente centrada na estrada. Por isso, como insistimos tantas vezes, mais vale prevenir o cansaço, a incomodidade e o nervosismo das crianças. Aqui, alguns simples conselhos:

  • Tentar que estejam cômodos em suas cadeiras e com o arnês e cinto bem colocados. Se estão incômodas, apertadas ou com calor, o mais provável é que comecem a tirar o cinto. Ao escolher uma cadeira, pense nisto e escolha uma que além de segura, pareça cômoda. Conselho: faça seu menino sentar e experimentar a cadeira no estabelecimento, antes da compra; se há diferentes modelos ou cores de tapeçaria, faça seu filho participar da eleição final. Cuidado para não colocar muita roupa, o calor também pode provocar vömitos. Para bebês e crianças muito pequenas que ainda utilizem um cadeira infantil com arnês integrado, o arnés deve estar bem colocado, sem estar muito apertado (pode incomodar rapidamente), nem muito solto (corre perigo de que tente sair ou que saia projetado fora de sua cadeira em caso de acidente). Para os que já levam cinto, comprovar periodicamente que está corretamente colocado, com a faixa superior sobre o esterno e a clavícula e a inferior sobre os ossos da cadeira. Um cinto bem colocado não apenas previne lesões, mas também é menos incômodo.
  • Fazer paradas com frequência. Em viagens de média ou longa duração é recomendável parar a cada duas horas. O melhor é planejar a rota antes e localizar áreas de serviço e lugares onde os pequenos possam esticar as pernas e soltar-se um pouco jogando ou correndo. Aproveitar para trocar a fralda, levar ao banheiro ou dar algo para comer.
  • Manter as crianças distraídas. Há crianças que se distraem sozinhas e outras que precisam mais atenção, mas em ambos os casos vão exigir o máximo de você quando começam a ficar chateados. Experimente canções (elas adoram cantar no carro) ou jogos sobre o que estão vendo; ou contar um conto ou, remédio quase infalível; um DVD e que desfrutem de seus desenhos e filmes favoritos.  Como com o resto de elementos que situes dentro do habitáculo, tens que te assegurar de que vai firmemente sujeito e não pode sair voando em caso de frenazo ou colisão (melhor se usas um DVD dos que vão integrados nos próprios reposacabezas atacantes dos veículos ou, em todo o caso, se usas um suporte para o DVD que esteja avalado, e se venda, pelo próprio fabricante do veículo).
  • Leva a mão uma carteira pequena com lenços, água, algo de comer e todo o que considere que vai poder precisar. Assim evitarás que passem sejam, fome ou se sentam incómodos. Esta bolsa também deve ir sujeito, por exemplo com um cinto de segurança que esteja livre, ou o situa onde não constitua nenhum perigo em caso de colisão ou frenazo (por exemplo, no solo do veículo e embaixo do assento atacante)- Guarda o resto de coisas do menino em outra carteira no maletero: nas paradas poderás aceder à carteira grande sem problemas.

FUNDAÇÃO MAPFRE recomenda antes de mais nada muita acalma. Passe o que passe é fundamental que tu não percas os nervos.

Back to top