Skip to Content

Crianças de bicicleta: todas as dicas para que circulem seguras

Niños en bicicleta: todas las claves para que circulen seguros

18/04/2018

O bom tempo nos motiva a andar de bicicleta, engraxar suas correntes e rolamentos, e sair em família para desfrutar da natureza, de um bom passeio ou, simplesmente, andar. As crianças na bicicleta são muito vulneráveis diante de qualquer imprevisto ou queda, e por isso devemos educa-las corretamente, lhes dando as dicas essenciais de segurança para quando forem pedalar, e também para quando forem simples passageiros.

As crianças quando são elas os ciclistas

É importantíssimo ensinar as crianças as principais práticas de segurança que podem seguir quando forem andar de bicicleta. A primeira e mais importante é que devem ir com equipamentos de proteção para evitar lesões se caírem, sobretudo quando não possuem prática ainda ou estão começando a andar sem assistência (como as rodinhas, por exemplo).

Tal e como comentamos, o uso do capacete na bicicleta é sempre recomendável, sendo ele obrigatório ou não. No caso das criança menores de 16 anos, o uso do capacete sempre é obrigatório, tanto na cidade como na estrada. Pode-se pensar que um recinto privado não é parte da cidade, e que como tal não está sujeito às obrigações da lei, e é precisamente nesses lugares onde mais se recomenda o uso desta proteção. Uma queda dentro de um parque privado em uma área urbana é igualmente perigosa como nas ruas da cidade.

Por outro lado, o uso de luzes na bicicleta, e de coletes refletivos ou roupas chamativas quando for pedalar é importante para a sua segurança. Se o resto dos pedestres e usuários da via forem capazes de distinguir desde longe a presença do pequeno ciclista, tanto melhor. Isto é especialmente recomendado para quando as crianças passarem de certa idade e deixarem de poder circular pela calçada (algo permitido quando são muito pequenos e vão acompanhados de seus pais), e devem sair para asfalto, ou quando circulam por vias interurbanas.

As crianças como passageiros da bicicleta

Outro caso em que as crianças andam de bicicleta é quando vão como passageiros e é um de seus pais ou um irmão maior, por exemplo, quem vão no comando (devendo sempre ser maior de idade). O ciclista deve cumprir as regras de circulação, e o mesmo aplica-se para os pequenos passageiros.

Para levar adequadamente uma criança na bicicleta como passageiro, devemos ter em mente que o uso do capacete é obrigatório sempre. Os passageiros estão sempre mais desprotegidos que os ciclistas que vão no comando. É recomendável que o adulto que conduz a bicicleta use também capacete, apesar de que não seja obrigatório em algum caso, é recomendável seu uso pelo simples facto de dar um exemplo positivo para as crianças.

poderá levar uma criança como passageira até a mesma cumprir 7 anos de idade, e sempre devem ir acomodadas em um assento adicional homologado segundo a regra UNE-EN 14344:2005. Existem também os reboques pequenos para bicicletas, ainda que no fundo não estejam regulamentado de maneira expressa e geral. Dentro da cidade, a regra diz que há que atender ao disposto nas leis municipais. Portanto, dependerá de sua prefeitura, o uso ou não, deste tipo de reboque.

Objetivo Zero
Back to top