Skip to Content

As crianças devem usar a cadeira para carro até os 135 cm ou até os 150 cm de altura?

As crianças devem usar a cadeira para carro até os 135 cm ou até os 150 cm de altura?

23/10/2017

É melhor que as crianças viajem nas cadeiras até 135 cm ou até 150 cm de altura? O que ocorre no resto dos países? A Diretiva Europeia 2003/20/EC, aprovada em 2003 e em vigor desde 2006, coleta todas as regras a este respeito e oferece aos países membros uma certa disposição para poder estabelecer o limite máximo sobre o qual as crianças devem viajar obrigatoriamente com um sistema de retenção infantil.

Como muitos lembram, antes das últimas mudanças nas regras, só estavam obrigados a usar o sistema de retenção infantil as crianças menores de 12 anos. Utilizava-se a idade como referencia, considerando que a maior parte das crianças mediriam a mesma altura, mas isto é algo que raramente acontece. Daí a importância da reforma na regra a nível europeu que considerou que o melhor seria utilizar a altura como premissa básica para determinar se a criança pode viajar com ou sem a cadeira.

A Diretiva Europeia 2003/20/EC determina que todos as crianças com altura inferior a 150 cm devem viajar com um dispositivo de retenção adaptado a seu peso. Considera-se esta altura porque a partir daí o cinto, o mesmo que serve para os adultos, fica corretamente ajustado no corpo da criança. Consulte aqui como deve ficar o cinto de segurança.

No entanto, não são todos os países que têm utilizado os 150 cm como a altura mínima. E é que esta mesma Diretiva Europeia facilita que os países membros possam permitir que, em seu território, as crianças cuja a altura seja inferior a 150 cm e ao menos igual a 135 cm utilizem o cinto de segurança para adultos. Há que ser levado em conta que estes limites de altura serão revisados. Este é o caso, por exemplo, da Espanha.

Ainda que muitos países da União Europeia tenham em sua regra a obrigatoriedade de usar a cadeira só se a criança medir menos de 135 cm, a verdade é que a Diretiva Europeia aconselha os 150 cm.

Dentro dos países que têm utilizam os 135 cm como altura limite encontramos a Espanha, Bélgica, Países Baixos, Reino Unido, Suécia ou Grécia. Por outro lado, países como Alemanha, Áustria, Chipre, Malta ou Hungria defendem a altura mínima de pelo menos 150 cm.

Desde a Fundación MAPFRE recomendamos seguir utilizando o sistema de retenção infantil até que o cinto fique devidamente ajustado, ainda que pela lei já não se seja obrigatório. No seguinte infográfico podemos ver como deve ficar o cinto de forma adequada:

Cinto de segurança
Objetivo Zero
Back to top