Skip to Content

COVID-19: Dicas para um transporte escolar seguro

COVID-19: Consejos para un transporte escolar seguro

10/09/2020

De carro, ônibus escolar ou a pé... O caminho para a escola deve ser sempre feito com segurança. Agora, e por causa do coronavírus Covid-19, deve-se tomar mais cuidado do que nunca, especialmente no que diz respeito à higiene e proteção. Oferecemos algumas recomendações para esses tipos de deslocamentos à escola. 

-Você leva seus filhos para a escola de carro? É um meio de transporte em que a utilização de um sistema de retenção infantil é obrigatória até 1,35m e recomendada até 1,50 m, altura em que o cinto de segurança fica devidamente preso ao corpo da criança. 

O ideal é limpar o carro com frequência, especialmente agora e ainda mais se o carro for usado por várias pessoas. É necessário limpar e desinfetar, principalmente os pontos de contato como maçanetas e portas. No caso das crianças, recomenda-se que cada criança use sua própria cadeirinha e que dentro do veículo haja uma separação entre elas. Assim, o assento central traseiro pode ficar livre para que duas crianças possam viajar nos assentos laterais com cadeirinha. Lembramos que crianças com menos de 1,35 m de altura devem ir obrigatoriamente nos assentos traseiros.

É recomendável fazer o uso da máscara sempre que outras pessoas que não morem na mesma residência estiverem viajando no carro. Obviamente, a máscara só deve ser usada a partir de uma certa idade (aconselhável a partir dos três anos) e nunca é recomendada para bebês ou crianças muito pequenas. Neste artigo, falamos sobre o uso da máscara nos deslocamentos

-Se o deslocamento for feito a pé,  deve-se tentar manter uma distância de segurança, o “distanciamento social”, de dois metros ou mais com o restante dos usuários da via e, se possível, usar máscara. Neste post, oferecemos dicas para ir andando para a escola com segurança. 

-Muitos deslocamentos para a escola são feitos em ônibus escolar. Para muitos, essa é a única alternativa de mobilidade que os alunos dispõem para frequentar a escola. 

É importante que o ônibus seja limpo e desinfetado após cada viagem, especialmente os pontos de contato, desde a cabine e o assento do motorista, até os bancos, apoios de braços, puxadores das portas interiores e exteriores... 

Também recomenda-se o uso de divisórias para separar fisicamente o motorista dos passageiros, bem como o uso de gel desinfetante antes de entrar no ônibus escolar. O interior do veículo também deve ser ventilado regularmente nos pontos de parada e, se possível, ir com as janelas abertas.

Uma vez dentro do ônibus, a opção ideal é manter uma distância de segurança entre os alunos. Além disso, a partir dos 6 anos, recomenda-se o uso de máscaras em seu interior para uma maior proteção de todos. 

Se for utilizar o transporte público, deve-se tomar um cuidado ainda maior. Em muitas ocasiões, aglomerações são inevitáveis e, portanto, deve-se sempre usar a máscara, de preferência evitando tocar nas grades e portas. 

Objetivo Zero
Back to top