Skip to Content

Posso continuar usando um SRI com padrões antigos, como o R44-03?

¿Se pueden seguir utilizando SRI con normas antiguas como la R44-03?

23/09/2019

É uma das dúvidas que os pais mais têm, especialmente se ganharam um sistema de retenção ou têm uma cadeirinha herdada: um SRI homologado de acordo com um padrão antigo, como o R44-03, ainda pode ser utilizado?  Respondemos todas as dúvidas que possam surgir a esse respeito.

Atualmente, contamos com dois padrões de homologação que coexistem: R44-04 e R-129. O primeiro é baseado no peso e divide as cadeirinhas em grupos, entre outras características, enquanto o R-129 é baseado na altura e inclui outros testes adicionais, como um teste de colisão lateral. Gradualmente, o R-129 está substituindo o R44-04.

É comum que uma cadeirinha vá passando entre amigos e familiares. Portanto, as cadeirinhas aprovadas sob a norma R44-03 ainda podem ser vistas por aí. Essas cadeirinhas já não são encontradas nas lojas, pois sua comercialização é proibida. Conforme indicado pela Direção Geral de Trânsito (DGT), “as cadeiras aprovadas pela R44-03 não podem mais ser vendidas, mas podem ser utilizadas”. No entanto, seu uso não é recomendado, pois elas não atendem aos mais recentes padrões de segurança, ou seja, as cadeirinhas precisavam atender a menos requisitos para obter a R44-03 do que para passar nos testes da R44-04. 

Portanto, desde a Fundación MAPFRE, recomendamos o uso de cadeirinhas que contem com as duas homologações vigentes. Tanto pelos testes de segurança que tiveram que passar quanto pelos anos que se passaram desde a sua fabricação.  Deve-se levar em conta que fatores como o tempo de uso e o próprio uso afetam os materiais e a qualidade do SRI. Por esse motivo, os fabricantes não aconselham o uso de cadeirinhas com mais de 6 ou 7 anos de idade. 

Conheça aqui as precauções a serem tomadas com as cadeirinhas de segunda mão e o que os fabricantes dizem sobre o tempo de uso de um SRI.

Objetivo Zero
Back to top