Skip to Content

Pode um casaco pôr em risco a eficácia das cadeiria e a segurança das crianças?

Pode um casaco pôr em risco a eficácia das cadeiras e a segurança das crianças?

25/01/2017

Com o frio e o inverno, pode ser que pensemos somente na necessidade de vosso filho ir quentinho no carro. A pressa e a facilidade podem nos levar a cometer um grande erro: sentá-lo diretamente no sistema de retenção infantil sem tirar o casaco.

Trata-se de tema que, inclusive, meios como a Today (NBC) e o Daily Mail já trataram. É que um casaco de inverno pode nos dar uma falsa ideia de como ajustar corretamente o cinto à criança. Sabemos que um arnês está devidamente ajustado quando só podemos colocar dois dedos entre o corpo da criança e o cinto. Com o casaco posto, a distância aumenta, ainda que façamos o mesmo exercício.

O volume do casaco faz com que o cinto fique muito frouxo e que erroneamente pensemos que está bem preso. Assim, a cadeirinha de carro não pode agir adequadamente e proteger a criança em caso de acidente.

Podemos ver neste vídeo que já possui um elevado número de visualizações. Nele, uma mãe coloca sua filha com o casaco na cadeirinha e ajusta o cinto de segurança. Depois, tira o casaco e volta a colocar a criança na cadeirinha. Aqui vemos a enorme folga que foi gerada.

Os casacos de inverno são especialmente grossos, portanto, não costumam ajustar-se ao corpo. Além disso, se o casaco for de algum material que possa deslizar, aumenta-se a facilidade da criança ficar ainda mais mal presa na cadeirinha.

Podemos dizer que o casaco é especialmente prejudicial em colisões frontais, onde há mais chances da criança ser ejetada devido ao impacto. É neste momento em que os cintos de segurança atuam.

Portanto, por mais encasacados queremos que eles estejam, temos de dedicar um tempo para tirar o casaco e sentá-los corretamente no sistema de retenção infantil. Uma opção é colocar o casaco por cima, mas é melhor não usar qualquer coisa que possa impedir o bom funcionamento da cadeirinha. O próprio ar condicionado do carro pode mantê-los em uma boa temperatura.

Também podemos ver a diferença entre ir com um casaco e sem ele no crash test que aparece na reportagem do NBC´s Today Show:

Ayúdanos a conseguirlo
Back to top