Skip to Content

Conselhos fundamentais para viajar de trem com crianças

Consejos fundamentales para viajar con niños en tren

05/08/2019

Viajar de trem é uma experiência que pode ser muito bonita para as crianças. Ver como esse grande veículo se aproxima, com tanto barulho, é impressionante e elas o veem com entusiasmo. Além disso, é um veículo em que as crianças podem ficar em pé, mover-se pelos corredores e não precisam estar sentadas o tempo todo, pelo menos em teoria, de modo que os incentivos são numerosos.

No entanto, dependerá muito da idade da criança e do que consideramos, como pais, o que deve ser uma viagem de trem. Além disso, uma viagem de curta distância não é o mesmo que uma viagem de longa distância, e é por isso que oferecemos alguns conselhos fundamentais para tornar a viagem mais segura, divertida e feliz.

Te lembramos o que os regulamentos dizem sobre a segurança nos trens, e te recomendamos este artigo sobre se é necessário, ou não, que os trens disponham de sistemas de retenção infantil.

Preparando a viagem

Uma viagem de trem é divertida e entretida... no começo. Se a viagem se estender mais do que o planejado, o tédio pode aparecer. Portanto, antes de sair, devemos planejar bem o que vamos fazer para lidar com o tédio, a fome e a sede:

  • Água ou mamadeira, se a criança for muito pequena.
  • Algo para comer: um pouco de frutas, lanches... Vai depender da idade, mas se puder ser alimentos saudáveis e que te ajudem a estar sempre hidratado, muito melhor. Não se esqueça de prestar atenção ao tamanho, a fim de evitar engasgamentos.
  • Brinquedos e jogos de tabuleiro, sempre tentando não incomodar os demais passageiros. Se optarmos por vídeos ou músicas, devemos usar um volume moderado.
  • Algumas roupas leves.
  • Livros para colorir são uma boa opção para mantê-los ocupados. 

Passagem

A Renfe dispõe de tarifas especiais para crianças, detalhadas na íntegra nesta página, mas podemos resumi-las em:

  • 40% de desconto para crianças menores de 14 anos que ocupem um assento.
  • Passagem gratuita para crianças menores de 4 anos.

Viajar em um trem de longa distância

No caso de viagens longas, tanto em crianças quanto em adultos, é importante esticar as pernas de vez em quando para circular o sangue – além disso, elas ficarão menos entediadas. A cada uma ou duas horas, podemos caminhar pelos corredores, calmamente, e acompanhá-las ao banheiro ou à cafeteria.

Não recomendamos brincar pelos vagões e corredores por duas razões principais: primeiro, que as crianças podem perder o equilíbrio e bater nos assentos; segundo, e não menos importante, porque elas podem incomodar os passageiros. É importante, também, que não sejam curiosos demais, pois podem pressionar um botão inadequado. Antes de tudo, civilidade.

Quando estiverem nos assentos, deverão estar sentados ou acomodados, mas não de pé ou pulando. É para sua segurança e, novamente, por civilidade.

Objetivo Zero
Back to top