Skip to Content

Conselhos para ir com os mais pequenos no carro nos dias de chuva

Conselhos para ir com os mais pequenos no carro nos dias de chuva

06/04/2016

Chove e tem que realizar uma viagem de carro com os mais pequenos? Tem que levar a criança à escola com essa terrível chuva? Damos conselhos para ir com as crianças no carro nos dias de chuva, tanto para os mais pequenos como para os condutores.

  • No artigo ‘Conselhos perante um clima adverso’ damos-lhe algumas sugestões para conduzir sem riscos: é preciso prestar especial atenção aos pneus (estado, conceção, profundidade, etc.), os limpa-para-brisas, luzes, travões. O ideal é que esta revisão seja feita de forma periódica durante todo o ano. Assim não haverá surpresas e viajaremos sempre com o nosso veículo nas melhores condições.
  • Realize uma condução tranquila e sossegada. Em condições adversas, tais como chuva intensa, permite-se a redução da velocidade por condições de segurança. Além disso, se viajarmos com crianças, transmitiremos esta segurança.
  • Aumente a distância de segurança com o veículo que nos precede. Desta forma, evitaremos ter que realizar travagens bruscas que possam afetar o pequeno. Recorde também que, com chuva, a distância de travagem (o tempo que demoramos a reagir e deter o veículo) aumenta consideravelmente.
  • Chove e tem preguiça de pôr o sistema de retenção infantil se for uma viagem curta? Por muito que chova ou neve, a segurança deve primar. Procure um lugar resguardado onde possa colocar a cadeira tranquilamente antes de iniciar a viagem, embora seja apenas um trajeto de 5 minutos. Neste vídeo explicamos como colocar uma cadeira de maneira simples:
  • Antes de sair, prepare a criança para o dia de chuva. Coloque roupa de agasalho e, se possível, impermeável. No entanto, recorde que, na cadeira, deve ir sem o casaco posto, porque quebra a eficácia do sistema de retenção infantil. Deve levar o casaco posto até ao carro, tire o casaco dentro do carro e volte a colocá-lo quando sair do veículo.
  • Num dia de chuva podemos ver-nos tentados a colocar o ar condicionado do carro ou o climatizador demasiado forte. Queremos conseguir uma sensação térmica de calor o quanto antes. Não devemos cair na tentação. O ideal é ter um ambiente agradável, nem muito frio nem muito calor.
  • Embaciamento de vidros: é um dos grandes problemas na condução durante os dias chuvosos. Ocorre pela diferença de temperatura entre o ar do exterior e do interior. Muitos veículos já contam com um sistema próprio para desembaciar. Se assim não for, utilize o ar condicionado ou o climatizador para fazê-lo. Recomenda-se focar o ar quente para os vidros. Também se desembaciam com ar frio mas demoram mais.
  • Tranquilidade durante o trajeto. A chuva altera, por vezes, os mais pequenos. Transmita-lhes mensagens de tranquilidade, coloque música…O importante é que estejam entretidos para que não pensem nisso.
  • Se se tratar de uma viagem longa, recomenda-se parar e descansar com maior frequência. Conduzir debaixo de chuva produz tensão e cansaço. Com sorte, terá parado quando quisermos retomar a viagem


Ajude-nos a atingir esta meta

Back to top