Skip to Content

Conselhos de segurança viária para andar com crianças em dias de neve e muito frio

Consejos de seguridad vial para conducir con niños en días de nieve y mucho frio

12/01/2018

Você sabe quais precauções deve tomar se for viajar com crianças e de repente nevar? Terá que mudar a forma de conduzir? Devemos pôr em prática alguma precaução relativa as crianças?

Em ‘Segurança Viária Infantil’ queremos que sempre viaje seguro e é nos dias de neve, vento ou chuva quando devemos aumentar a atenção e precaução ao volante. Por este motivo, queremos recordar alguns conselhos importantíssimos que há que ser levado em conta quando viajamos com crianças e as condições climatológicas são especialmente adversas:

-Aumentar a precaução na estrada, evitando andar de carro se possível. Se não for possível evitar a viagem, é importantíssimo levar sempre o equipamento necessário, sobretudo correntes de neve ou pneus de inverno. Há que respeitar em todo momento as regras básicas de circulação. Não perca estes conselhos sobre como agir em caso de nevasca. 

-Organize sua viagem. Escolha aquelas rotas mais seguras. Se mantenha informado do estado do trânsito e a situação meteorológica. Tenta levar sempre um telefone móvel carregado e ir informando os familiares sobre sua viagem. 

-As crianças sempre devem viajar com o sistema de retenção infantil homologado e adaptado a sua altura e peso. Conselhos para escolher a cadeirinha que melhor se adapta as suas necessidades.

-Mantenha uma temperatura agradável dentro do veículo. Não deve fazer nem muito calor nem muito frio, tanto para as crianças como para o próprio condutor. Aconselha-se manter uma temperatura suave entre 20 e 21º. Há que ser levado em conta que a própria cadeirinha infantil envolve seu corpo e mantém o calor, por isso não há necessidade de agasalhar muito a criança. Recomendamos estes conselhos para viajar com bebés no inverno.

-Lembre-se que as crianças devem ir na cadeirinha sem agasalhos muito grossos, já que oferece uma falsa sensação de fixação. Recomendamos o artigo: Pode um casaco pôr em risco a eficácia das cadeirinhas e a segurança das crianças? Para uma adequada proteção do cinto de segurança, também se recomenda que o condutor e o resto dos passageiros não usem casaco.

-Neve: Conselhos para a prevenir acidentes ao transportar crianças

Objetivo Zero
Back to top