Skip to Content

Conselhos para uma viagem segura em família

Consejos para un viaje seguro en familia

13/05/2019

Quando falamos de viagens em família, quase de maneira automática pensamos em uma ou duas crianças viajando com um casal de pais. No entanto, a diversidade de famílias é enorme, e existe um coletivo bastante importante como é o caso das famílias numerosas.

As famílias numerosas — três ou mais filhos, nos casos normais, mas podem ser inclusive de um filho só em casos especiais — compõem cerca de 8% do total de famílias, especificamente 675.955 se nos remetemos aos dados de 2016 do Ministério da Saúde.

Pensando em famílias com três ou mais filhos, devemos reconhecer que é um grande desafio pensar em fazer uma viagem de carro. Para começar, a maioria dos veículos não tem espaço suficiente nos assentos traseiros para abrigar três cadeirinhas, e caso sejam quatro ou mais crianças, um dos adultos ficaria de fora.

Deixando de lado a parte logística, em termos de bagagem, é importante ter em conta alguns fatores para garantir uma viagem segura:

• Nos veículos de 9 lugares ou menos, os menores de idade com altura igual ou inferior a 135 cm devem viajar nos bancos traseiros, utilizando um sistema de retenção homologado, adaptado ao seu tamanho e peso.

• Salvo salvo nas seguintes situações: 

  • Se a criança tiver idade inferior a 3 anos e o transporte se fizer utilizando sistema de retenção virado para a retaguarda, não podendo, neste caso, estar ativada a almofada de ar frontal no lugar do passageiro; 
  • Se a criança tiver idade igual ou superior a 3 anos e o automóvel não dispuser de cintos de segurança no banco da retaguarda, ou não dispuser deste banco.

• Para carros de 5 lugares, com 3 crianças, é complicado que todas as cadeirinhas se encaixem perfeitamente no banco de trás, a menos que:

  • Uma delas seja um assento elevatório.
  • Uma das crianças já não precise da cadeirinha.

• Se não for possível instalar as 3 cadeiras nos bancos traseiros, uma delas pode ocupar o lugar do copiloto  — a que corresponde à criança mais velha —, mas apenas se os bancos traseiros já estiverem ocupados por outras crianças com cadeirinha. Aqui discutimos a melhor maneira de viajar com 3 crianças que precisam de sistemas de retenção infantil.

• Se houver 4 crianças, estamos no caso anterior: três viajarão nos assentos traseiros, com as cadeirinhas correspondentes, e a quarta poderá estar no assento do copiloto, preferivelmente a criança maior. É preferível possuir um veículo com mais assentos do que o normal (mais de 5).

Você pode consultar esta informação de forma gráfica neste infográfico completo.

infografia-familia-numerosas-pt.jpg

Objetivo Zero
Back to top