Skip to Content

Conselhos do NHTSA para evitar a insolação de crianças no carro

Conselhos do NHTSA para evitar a insolação de crianças no carro

12/08/2016

A insolação é uma das principais causas de morte entre as crianças. Cientes disso, o Departamento de Transportes dos Estados Unidos, o NHTSA (National Higway Traffic Safety Administration) aborda esta situação e salienta que "infelizmente, mesmo os grandes pais podem chegar a esquecer da criança no banco de trás". Alguns dos fatores que podem influenciar são as mudanças bruscas na rotina ou até mesmo alguns cuidadores que não estejam acostumados.

As crianças são mais vulneráveis à insolação do que os adultos. Diante disto, o Departamento de Transportes dos Estados Unidos oferece uma série de recomendações para evitar que isso aconteça. E é que a 25 graus no exterior e durante 10 minutos é o suficiente para que uma criança sofra de insolação dentro do carro, como afirma um relatório elaborado pela Fundación MAPFRE e pela Associação Espanhola de Pediatria, que também oferecem importantes dicas para evitar insolação, especialmente durante o verão.

OLHAR ANTES DE FECHAR

Mira antes de cerrar

  • Devemos comprovar que não há ninguém no assento traseiro antes de fechar o carro.
  • Leves um bicho de pelúcia ou outro objecto no sistema de retenção infantil quando este esteja vazio e mova-o ao banco da frente quando estejas com a criança. Assim, haverá um objecto visual recorde-te que não vais sozinho.
  • Se tu não estás transportando o seu filho, mas outra pessoa sim, cheques que tenham chegado com segurança.
  • Há de ter em conta que em 10 minutos a temperatura do carro pode subir 20 graus. Mesmo a uma temperatura exterior de 60 graus, a temperatura no interior do carro pode chegar a 110 graus. Uma criança pode chegar a falecer em 107 graus. Este infográfico da Fundación MAPFRE mostra perfeitamente como pode variar a temperatura dentro de um carro sob o sol:

Vehículo expuesto a la luz solar 

  • -O NHTSA recorda as consequências de deixar uma criança sozinha em um carro ao sol: "ferimentos graves e até a morte, ser detido ou preso e uma vida de arrependimento".

AGIR SE VEMOS UMA CRIANÇA SOZINHA EM UM CARRO

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos incentiva a reagires a tempo se tu notares que há um menor preso em um veículo. Assim, lembra-te que "a proteção das crianças é um problema de todos":

- Não esperar mais do que alguns minutos para ver se o condutor retorna.

- Se a criança não responde ou está em perigo, devemos chamar imediatamente o 911 (o 112 na União Europeia), tirar a criança para fora do carro e molhar-lhe com água fria (não um banho de gelo)

- Se a criança responde, permaneças com ela até que chegue ajuda e peças a alguém para que procure pelo condutor ou perguntes à criança se ela sabe como entrar em contato com os pais.

- Devemos conhecer os sinais de aviso de insolação: pele vermelha, quente e úmida, sem transpiração, batimento cardíaco muito rápido ou muito lento, além de náuseas, confusão ou comportamento estranho.

- É importante saber os fatores de risco que contribuem para a insolação. Por esta razão, o NHTSA desenvolveu uma série de perguntas para avaliar o grau de conhecimento e impulsionar a sociedade para a divulgação de sua campanha.

Back to top