Conheça a campanha #EveryLife para reduzir o número de acidentes viários infantil

Conoce la campaña #EveryLife para reducir la siniestralidad vial infantil

09/02/2018

Child Healt Initiative é uma associação formada por uma multidão de colaboradores como Unicef, Save the Children ou Safe Kids Worldwide, entre outras, cujo objetivo é a promoção, investigação e implementação de programas no Reino Unido e a nível mundial a respeito das necessidades e direitos das crianças relativo ao transporte e a mobilidade. Sua campanha #Everylife procura alçar a voz pelas crianças.

A Declaração dos Direitos da Criança aprovada pela Assembleia Geral da ONU em 1959 compromete os países na promoção dos direitos das crianças, identificando aqueles nos quais há que pôr especial atenção com o objetivo de melhorar. São definitivamente os direitos fundamentais da infância, tais como a não discriminação, proteção especial, oportunidades e serviços, condições de liberdade e dignidade, direito de crescer e se desenvolver com boa saúde, o direito a receber educação, estar entre os primeiros há receberem proteção e socorro e que aquelas crianças fisicamente ou mentalmente impedidos recebam o tratamento, a educação e os cuidados especiais necessários, entre outros pontos. No entanto, muitos esquecem boa parte destes preceitos e nem todos são cumpridos.

A associação Child Healt Initiative tem criado uma declaração de intenções e pede um ambiente seguro para todas as crianças. E é que, ainda que pensamos que a segurança viária infantil está presente em todos os lugares do mundo, lamentavelmente todos os dias milhares de crianças morrem ou sofrem ferimentos graves em acidentes de trânsito. Toda viajem que for realizar a criança deve estar segura e saudável.

A Declaração #EveryLife defende seis direitos da criança que deveriam estar presentes em todas as cidades do mundo:

1-Todas as crianças têm direito a usar estradas seguras. No entanto, 3.000 crianças morrem ou sofrem lesões graves nas estradas todos os dias., segundo a organização.

2-Todas as crianças têm direito a respirar um ar limpo. Apesar disto, 300 milhões de crianças respirarem um ar tóxico, impactando na sua saúde e em suas oportunidades de vida.

3-Todas as crianças têm direito a uma educação, ainda que aproximadamente um milhão de crianças faltam na aula por causa de acidentes de trânsito.

4-Todas as crianças têm direito a explorar o mundo com segurança. Os dados indicam que os perigos que podem encontrar no caminho estão entre as principais barreiras para as crianças, o que lhes impedem jogar e explorar.

5-Todas as crianças têm direito a estarem protegidas contra a violência. A vacina de velocidade deve ser implantada para reduzir os limites de velocidade urbana a níveis seguros.

6-Todas as crianças têm direito de serem ouvidas. E podemos ajudar elas em voz alta com a hashtag #everylife.