Skip to Content

Dias de compras com seu filho? Não esqueça estes conselhos de segurança nos seus deslocamentos

¿Días de compras con tu hijo? No olvides estos consejos de seguridad en tus desplazamientos

18/12/2019

Dezembro é o mês de compras para o Natal, por isso, é comum irmos aos shoppings ou áreas comerciais nas ruas da cidade. Na maior parte das vezes, levamos as crianças conosco e usamos o carro. Aqui te repassamos os principais conselhos de segurança para esses deslocamentos antes do Natal.

Ajuste a cadeirinha ao assento

A primeira coisa a fazer é verificar se temos a cadeirinha adequada à criança e suas características físicas, e se ela está bem colocada no assento correspondente. Não devemos esquecer que as crianças devem viajar com o SRI correspondente e nos bancos traseiros do carro, salvo algumas exceções (neste artigo você encontra todas as informações a respeito). A cadeirinha deve estar devidamente presa ao assento, independentemente de ser ajustada com o cinto de segurança ou contar com ISOFIX

Arnês bem ajustado

O arnês (e o cinto de segurança, se aplicável) deve ficar bem ajustado ao corpo das crianças. Um arnês bem ajustado é muito mais eficaz em caso de colisão do que um arnês ou cinto frouxo. Neste artigo, explicamos porque que o arnês e o cinto de segurança devem ficar bem ajustados ao corpo. 

Fora, casacos!

Dedicamos uma única seção para reforçar a ideia de que casacos não devem ser usados no carro. Há duas razões principais para esta afirmação: a primeira, que, com o casaco, não é possível ajustar adequadamente o cinto de segurança ou o arnês da cadeirinha; a segunda razão tem a ver com o ar condicionado e o conforto dos passageiros. As duas razões são importantes, mas a primeira é mais. 

Climatização correta

Já que falamos sobre a climatização do carro, temos que dizer que esta é muito importante por várias razões. Em primeiro lugar, as crianças são sensíveis a temperaturas altas (ou muito baixas), portanto, devemos manter um ambiente confortável, mas sem um excesso de calor. Se deixamos o climatizador muito quente, nos sentiremos mal no interior do veículo e a diferença de temperatura com o exterior será muito grande.

Se deixamos o ar condicionado numa temperatura muito baixa, as crianças sentirão frio. O ideal é atingir a temperatura ideal para que possamos circular confortavelmente sem nenhum casaco.

Objetos e sacolas, no porta-malas

No carro, não devemos carregar objetos soltos: nem brinquedos, nem garrafas de água, nem sacolas com nossas compras. Tudo deve ser colocado corretamente nos locais apropriados (nos espaços de armazenamento ou no porta-malas, bem colocados). Qualquer objeto solto se torna um perigo em caso de colisão. Neste infográfico, discutimos o quão perigoso pode ser transportar objetos soltos.

A pressa, em casa

O último conselho é, talvez, o mais importante. Devemos abandonar a pressa, deixá-la em casa e ir às compras com tempo para cumprir com todos os conselhos expostos acima. Sair às pressas é sinônimo de aumentar nossas chances de cometer erros. E, em questões de segurança, qualquer erro é um risco inimaginável.

Objetivo Zero
Back to top