Skip to Content

Complementos para que as crianças viajem mais cômodas: Cuidado com os acessórios.

DefaultAlt

17/02/2015

A oferta é muito grande, mas devemos ser muito precavidos: desconhecemos quase tudo sobre sua segurança.

Devemos ter em conta que o apoio para cabeça para os passageiros do veículo não é um conforto extra, é um elemento essencial de segurança passiva que deve ir ajustado à altura da cada passageiro para evitar o efeito chicote e minimizar as lesões cervicais produzidas nos impactos traseiros e com os choques em impactos frontais e laterais.

As cadeiras infantis estão desenhadas para cumprir essa mesma função, por isso é importante ler o manual do fabricante para conhecer melhor as características de segurança de cada uma e comprar apenas acessórios que estão homologados. A maioria dos acessórios à venda em estabelecimentos, exceto quando indicado o contrário, não são homologados conforme o regulamento europeu ECE R44/>04 ou ECE R129, pelo qual sua segurança não é garantida. Normalmente, somente os acessórios oferecidos diretamente pelo fabricante da cadeira infantil são homologados.

Se você quer que seu filho viaje cômodo e seguro, recomendamos que ao eleger a cadeira opte por uma com boa segurança lateral. Além de oferecer maior proteção contra impactos laterais, oferecem um ponto de apoio que torna mas confortável as deslocações. Conforme o fabricante de automóveis Volvo, nas crianças maiores o fato de que a cabeça fique segura ao dormir não é perigoso, nem é incômodo. Para as viagens mais altas, inclinar um pouco a cadeira infantil para que a cabeça possa repousar para trás de forma natural é uma boa opção: sempre, evidentemente, que , a cadeira permita (consultar seu manual de instruções).

No caso dos bebês, é importante insistir no perigo de obstrução respiratória que pode haver quando sua cabeça cai para frente (com o queixo contra o esterno). Para evitar que isto aconteça, é necessário ajustar a inclinação da cadeira conforme as instruções do fabricante.

Uma viagem na que seus filhos estejam cômodos é uma viagem bem mais tranquila. Mas, por sua segurança, evite colocar seus filhos em risco com acessórios que não passaram por testes e provas de segurança. Para evitar que a cabeça e o pescoço formem um ângulo lateral excessivo, o melhor conselho é ajustar a largura do apoio da cabeça da cadeira infantil ou do banco elevador, quando conta com encosto ou apoio e o ajuste é possível.    

Back to top