Skip to Content

Como se adaptam os veículos à norma i-Size?

¿Cómo se han adaptado los vehículos a la norma i-Size?

21/10/2016

A norma i-Size é uma novidade para muitas pessoas, mas na realidade se trata de uma norma aprovada há mais de dois anos, que neste momento convive com a norma ECE R44. O principal obstáculo para o padrão i-Size era a pequena variedade de produtos no mercado, mas cada vez mais fabricantes de cadeirinhas lançam seus modelos adaptados às novas regras.

Os veículos antigos não têm de adaptar-se às regras i-Size; modelos recém-fabricados são os que irão incorporar as regras de forma gradual. As novas cadeiras de retenção para crianças podem ser fixadas às âncoras ISOFIX de alguns modelos e a diferença fundamental com respeito ao sistema de fixação no carro é que não são compatíveis com os cintos de segurança. Isto foi feito de modo a evitar qualquer erro humano na colocação, algo muito comum quando se trata de cintos de segurança.

Mediante a ancoragem ISOFIX, a colocação de um sistema de retenção é imediata e suporta apenas uma posição para cada direção, maximizando a proteção das crianças, uma vez que estejam sentadas e com os arneses colocados.

¿Cómo se han adaptado los vehículos a la norma i-Size?


Como no caso dos sistemas de retenção da normativa ECE R44, a tarefa dos pais antes de comprar uma cadeira i-Size é verificar que estas possam ser bem acomodadas nos lugares reservados para esse assento (no assento traseiro, tal como explicamos no artigo “No que lhe afeta a nova normativa na colocação da cadeirinha de teu filho”. O que devemos ter em mente é que nem todos os carros suportam cadeirinhas i-Size.

Um SRI i-Size deve ser acomodado em um assento de carro i-Size

Parece óbvio, mas os sistemas de retenção para crianças ‘i-Size’ são projetados para serem usados em lugares que cumprem com a norma i-Size. Isto tem uma série de implicações:

  • Nem todos os carros podem acomodar uma cadeira i-Size. Qualquer carro que não possua ISOFIX torna impossível a utilização de um SRI deste tipo.
  • Embora as âncoras ISOFIX sejam adequadas para cadeiras i-Size, nem todos os modelos de carro equipados com ISOFIX podem acomodar uma cadeira deste tipo.

Alguns modelos novos (posteriores a 2013) já estão preparados para acolher este tipo de sistemas de retenção para crianças. A melhor maneira de saber se um determinado modelo é compatível com i-Size é a buscar um rótulo informações que o diga. No manual do carro há de vir especificado quais lugares são compatíveis com i-Size, geralmente são dois bancos traseiros.

Para escolher uma cadeira de criança i-Size temos de proceder do mesmo modo que para a escolha de qualquer outro tipo de SRI. Primeiro temos de escolher a cadeira certa para as crianças (atentando-nos ao tamanho das crianças, e não ao peso), e ter em conta que tal cadeira deve ser acomodada nos assentos i-Size do carro, portanto, em primeiro lugar devemos saber se nosso carro as suporta.

Esta informação deve estar disponível no manual do proprietário do veículo. No entanto, os fabricantes de SRI também podem fornecer uma lista atual de veículos nos quais tu podes utilizar uma cadeira i-Size. Tenhas em mente que nem todas as posições do assento podem ser marcadas como "i-Size".


Ayúdanos a conseguirlo

Back to top