Skip to Content

Como sabemos que a cadeirinha está bem presa?

Como sabemos que a cadeirinha está bem presa?

05/08/2016

Para o transporte dos nossos filhos no carro é tão importante levar a cadeira certa para o tamanho, peso e características do nosso filho quanto que esta vá presa corretamente, porque só desta forma, a cadeira irá se comportar de forma eficaz em caso de acidente.

Vamos começar por dizer que no mercado podes encontrar assentos com três tipos de fixação e que a maneira de prender varia dependendo do tipo de sistema de retenção que você escolher:

1 – Apenas com o cinto de segurança do carro
Este tipo é válido para todos os carros, já que é possível montá-los em carros que não têm Isofix.

Normalmente, o cinto de segurança do carro é inserido atrás da almofada do encosto por ranhuras na estrutura da cadeira e, conforme o caso, embaixo do assento.

As ranhuras são geralmente de uma cor chamativa (muitas vezes vermelho) ou como pinças, para prender melhor o cinto de segurança.

Como fazê-lo? Segure o cinto de segurança até a fivela e aperte-o o máximo possível para que a cadeira fique sem lacunas. Se a cadeira tem um terceiro ponto de apoio, passe-o pelo cinto de segurança e ajuste-o de acordo com as instruções do fabricante.

É muito importante que, apesar de intuir bem por onde devemos passar o cinto de segurança, verifiquemos o manual de instruções do fabricante. A principal desvantagem deste tipo de ancoragem é precisamente o erro que muitas vezes fazemos no momento de seguir cada uma das etapas e prendermos de forma segura.

2 – Sistema combinado: cinto de segurança e Isofix.

Estas cadeiras são válidas tanto para veículos com sistema Isofix quanto sem ele. Sua fixação depende do cinto de segurança do carro e do Isofix.

Como fazê-lo? Explicamos a seguir.

3 – Sistema Isofix e um terceiro ponto de apoio.

O sistema Isofix utiliza como elemento principal para prender a cadeira ao assento umas ancoragens específicas de aço, localizadas na parte inferior do encosto do assento. Se o seu carro não tiver essas âncoras, você não pode usar uma cadeira deste tipo.

Estas cadeiras têm um cinto que está ligado a uma argola do carro para evitar tombamento. Outros modelos incluem uma perna extensível que se apoia sobre o piso do veículo para evitar também o tombamento da cadeira.

Como fazê-lo?:

Primeiro, deve-se alinhar os suportes com as aberturas Isofix e empurrar até ouvir que se encaixaram. Em segundo lugar, deve prender o cinto de segurança anti-tombamento à argola denominada ‘Top Tether´ (consulte aquí como enganchar o Top Tether), que deve estar na parte posterior do encosto do carro. Em terceiro lugar, se a cadeira tem perna anti-tombamento, você tem que ajustá-la até quese apoie firmemente sobre o piso do carro.

Neste vídeo se explica muito bem como colocar um SRI corretamente:

05/08/2016

Uma vez que temos a cadeira presa, verifica se está bem encaixada. Exerça pressão sobre ela e verifique que o seu movimento é limitado e que o apoio é forte. Tu podes ver as diferentes formas de sujeição no seguinte infográfico:

Como sabemos que a cadeirinha está bem presa?

 
Ajude-nos a atingir esta meta

Back to top