Skip to Content

Como limpar uma cadeira infantil?

Postura das crianças no veículo

25/08/2015

A limpeza normal pode ser suficiente com uma escova ou melhor ainda com o aspirador, para retirar as poeiras, migalhas e outros restos acumulados nos cantinhos. Podemos aproveitar a limpeza do interior do veículo com o aspirador para limpar também a cadeira ou desinstalar e limpar a cadeira fora, como seja mais fácil.

Para as pequenas nódoas que podem aparecer na tapeçaria da cadeira, podemos optar por uma limpeza rápida in situ, com um pouco de água com detergente ou sabão líquido e uma esponja e escova. É incrível, mas funciona muito bem diluir na água algumas gotas de produto para lavar a louça concentrado. Diluído o detergente na água, fazer um pouco de espuma, humedecer a nódoa e esfregar o necessário em diferentes direções para retirá-la.

Depois, enxaguar com água limpa e ajudar a secar a zona limpa com papel de cozinha absorvente. Logo, deixar secar ao ar livre. Com cuidado é provável que não fique qualquer marca ou que quase não seja notada. Aproveitar para limpar zonas inteiras, até costuras ou dobras, para dissimular melhor.

Quando fica marcada ou quando está muito suja, o melhor é desmontar a cadeira e lavar na máquina. Alguns elementos da cadeira, por exemplo, os acolchoados de espuma, não podem ser lavados em certos modelos de bancos infantis. Por isso, sempre consultar o manual de instruções da cadeira infantil, também para limpar o banco é uma prática mais que aconselhável, já que também proporciona instruções para saber como desmontar e retirar a capa. Também é recomendável tirar fotografias dos passos, para logo lembrar melhor como colocar a capa.

Normalmente, a capa é fixada na estrutura da cadeira com diferentes métodos: fecho de correr, velcro, botões (normalmente dos automáticos à pressão), elásticos e soluções similares. Procurar todos estes elementos pouco a pouco para não puxar a capa mais que o necessário e danificar o material.

De acordo com o design da cadeira a capa pode dividir-se em várias partes, por exemplo: encosto, arnés e apoio para cabeça. Muita paciência. Talvez, seja necessário retirar o recheio em alguma parte da capa, seguir as instruções do manual da cadeira.

Depois de retirada a capa, observar a etiqueta costurada no interior. É muito parecida com a de qualquer roupa e indica como lavar a capa. Normalmente, a maioria pode ser lavada em lavadora num programa normal, com água fria e um detergente para a roupa convencional. Para evitar que possa encolher ou perder cor não usar água quente. Podemos utilizar o mesmo detergente que usamos para lavar a roupa das crianças.

Se a capa é muito delicada, utilizar um detergente mais suave ou lavar à mão, deixar de molho.

As tiras do arnés podem ser desmontadas ou não, depende de cada cadeira. Para não ter muitas complicações não tirar da estrutura da cadeira: limpar com uma esponja humedecida em água com detergente.

Com a cadeira sem a capa também é possível limpar com uma esponja a estrutura de plástico.

Quando a capa e a cadeira estão secas, colocar novamente a capa. Ir passo a passo e ter paciência. Observar novamente o manual de instruções da cadeira ou as fotografias, para ver como colocar cada parte.

Back to top