Skip to Content

Como evitar que a cadeirinha se sobreaqueça no verão?

¿Cómo evitar que la sillita de coche esté ardiendo en verano?

15/07/2019

Se estacionarmos o carro a pleno sol no verão, não só poderemos nos deparar com um ambiente sufocante ao abrir as portas na hora de voltar a dirigir, como também corremos o risco de que alguns dos materiais do interior do veículo estejam a temperaturas extremamente altas. O volante, o painel de instrumentos, o câmbio ou os bancos podem causar desconforto ou até mesmo queimaduras na pele.

As cadeirinhas infantis também não se livram desses perigos. Além disso, devemos ter em mente que a pele das crianças é mais fina que a dos adultos, de modo que podem sofrer antes os efeitos do calor. Deve-se tomar cuidados especiais com os elementos metálicos das cadeirinhas, como a fivela dos cintos ou arneses. Por outro lado, sem chegar a sofrer queimaduras, é possível que sofram os efeitos adversos do calor no carro, como o excesso de sudorese ou uma insolação

O que podemos fazer para evitar o excesso de calor no banco do carro?

O mais óbvio e imediato é, na medida do possível, tentar evitar que o carro fique exposto aos raios solares. Isso significa que a melhor estratégia é estacionar na sombra, ou em um estacionamento subterrâneo, por exemplo, ou em ambientes fechados. Se não for possível estacionar na sombra, podemos usar diferentes guarda-sóis para bloquear o máximo possível os raios solares, especialmente nas áreas mais sensíveis.

Cortinas nas janelas traseiras, para-sóis no para-brisa e no vidro traseiro, coberturas para o volante e assentos... há toda uma gama de acessórios para carros projetados para proteger as diferentes partes do automóvel dos raios solares.

No caso em que não seja possível manter o carro protegido do sol, teremos que esfriar o interior e os assentos antes de deixar as crianças entrarem. Há muitas maneiras de fazer isso, e todas elas passam por criar uma corrente de ar que substitua o ar quente pelo ar do lado de fora, muito mais fresco.

Por exemplo, podemos deixar uma janela ligeiramente aberta e abrir e fechar a porta do lado oposto do carro com energia. Esses movimentos causarão um efeito de sucção e expulsão do ar, de modo que sairá o ar quente, sendo substituído pelo ar do lado de fora, vários graus mais frio.

O ar condicionado também serve para refrescar o interior do carro. Simplesmente ligamos o motor e acionamos o ar condicionado na temperatura adequada, entre 22ºC e 24ºC, com os ventiladores no máximo. Se deixarmos as janelas traseiras entreabertas, o próprio fluxo de ar extrairá o ar quente. Uma vez que o habitáculo já esteja “habitável”, basta regular o ar condicionado novamente para manter o ambiente fresco.

Outra opção é deixar a cadeirinha dentro do porta-malas. Estará quente, mas não tanto quanto se estivesse em pleno sol. Neste caso, é necessário reinstalar a cadeirinha e colocar a criança quando a temperatura da cadeira estiver adequada para evitar qualquer desconforto ou queimadura. Aqui nós lhe fornecemos todas as informações para instalar um sistema de retenção infantil.

Finalmente, recomendamos o artigo “Meu filho sua muito, o que posso fazer para que ele viaje melhor com a cadeirinha?

Objetivo Zero
Back to top