Skip to Content

Como evitar que a cabeça da criança caia quando ela dormir na cadeirinha durante viagens longas?

¿Cómo evitar que la cabeza se caiga si el niño se queda dormido en la sillita en los viajes largos?

28/08/2018

As férias de verão é uma época de viagens longas de carro em procura do destino de férias preferido. A maioria das viagens longas realizam-se por estradas ou autopistas, e estas vias caracterizam-se pela monotonia de seus traçados, com curvas de raio longo que mal variam as forças que sentimos dentro do veículo.

Por esse motivo, muitas crianças (e muitos passageiros) ficam relaxadas quando viajam, e muitos deles acabam dormindo depois de poucos quilômetros andados. Dependendo da  postura que ficarem, irão mais ou menos cômodos, mas sobretudo devemos ficar atentos à possibilidade de que, quando estiverem dormindo, sua postura fique incorreta e a cabeça caia sobre o peito, se inclinando mais do que devido.

Os conselhos para evitar que a cabeça da criança se incline muito quando dormirem em uma viagem longa depende da idade da criança, como parece lógico pensar.

Bebês pequenos e recém-nascidos

Os bebês muito pequenos dormem muitas horas por dia, e é certeza que irão dormir no carro também quando formos viajar. O caso é que a cadeirinha, ainda que esteja perfeitamente adequada a suas condições físicas e seja a que melhor o protegerá em caso de incidente, não é o melhor lugar para dormir, especialmente se falamos das do tipo Maxi Cosi. 

Em bebês muito pequenos podem ocorrer casos de asfixia postural, o que é o mesmo, que adotar uma postura que impeça o correto movimento do tórax e do abdômen. Se além disso a cabeça inclinar-se sobre o peito, poderá obstruir o fluxo de ar da criança, e correrá grave risco de asfixia. Por isso, a recomendação é não passar mais que uma hora e meia, duas no máximo, na cadeirinha, e menos ainda dormindo. Além disso, temos de assegurar-nos de que a postura inicial, antes de iniciar a viagem, seja perfeita.

Crianças que viajam em cadeirinhas do Grupo 1

As crianças que podem viajar em cadeirinhas equivalentes ao grupo 1, com arneses de 5 pontos e assentos em posição mais ereta costumam viajar com uma postura correta e, além disso, já possuem a força suficiente para sentarem sozinhas e manter a postura durante bastante tempo. No entanto, quando acabam dormindo podem inclinar a cabeça muito facilmente. Isto não só é incômodo, mas também pode dificultar a respiração da criança, e por isso é importante saber de alguns pequenos truques.

Em primeiro lugar, sabendo que é muito provável que a criança durma na viagem, partiremos já com o assento em uma posição reclinada. Desta maneira é mais difícil que a cabeça adote posturas incômodas. Além disso, podemos adquirir uma almofada cervical adequada para seu tamanho, sempre que a cadeirinha não contar com o apoio lateral suficiente para a cabeça.

Para crianças maiores que utilizam cadeirinhas do grupo 2 ou 3

Nestes casos, apesar de serem crianças maiores (aproximadamente 5 anos) muitas das cadeirinhas não contam com muita capacidade de inclinação já que costumam apoiar-se no assento do carro. Falamos de assentos elevatórios com encosto, as mais seguras. Como são as cadeirinhas que contam com menor fixação do corpo, já que para isso se utiliza o cinto de segurança do carro, é mais provável que quando as crianças dormirem inclinem a cabeça. Para evitar isso existem diversas soluções, segundo o fabricante, que permitem aumentar o grau de inclinação das cadeirinhas para que a cabeça da crianças apoie no encosto de cabeça, e que não caiam para frente.

Objetivo Zero
Back to top