Skip to Content

Como uma criança deve viajar em um motorhome?

¿Cómo debe viajar un niño en una autocaravana?

10/04/2019

Os motorhomes são veículos perfeitos para uma viagem em família. Eles não apenas nos dão a liberdade e a autonomia que nenhuma outra opção de viagem pode nos proporcionar, como também é uma ótima experiência familiar que as crianças recordarão durante toda a vida.

Seja porque pensamos em comprar um motorhome ou em alugar um para as férias, temos que conhecer muito bem os regulamentos relacionados à segurança das crianças. 

Primeiro de tudo, um motorhome não é um carro comum. Portanto, os regulamentos podem variar em alguns aspectos, embora se olharmos como as crianças que medem menos de 135 cm devem ir sentadas, as leis são as mesmas.

De fato, as crianças com menos de 135 cm de altura devem ir sentadas nos bancos traseiros com a cadeirinha que corresponde às suas características físicas e, portanto, não podem ir sentadas nos bancos da frente, salvo quando todos os bancos traseiros estejam ocupados ou quando o veículo não disponha destes. Este último não é o caso dos motorhomes, uma vez que vamos escolhê-lo com lugares suficientes para acomodar todos os ocupantes.

Embora esteja se tornando cada vez mais frequente, o ISOFIX  não precisa vir de fábrica em motorhomes novos. Devido às suas dimensões maiores, seu peso e, muitas vezes, por ser projetado a partir de veículos comerciais, estes veículos são homologados como «veículos especiais da categoria M1», ou veículos comerciais para o transporte de pessoas. Eles devem contar com um cinto de segurança em cada assento, mas não são obrigados a contar com um sistema ISOFIX.

Existe um tipo de motorhome que conta com o interior homologado como uma casa, mas com as formas exteriores inalteradas. Eles são conhecidos como «camper» e geralmente são homologados como um carro tipo turismo. 

Nestes casos, o sistema ISOFIX está incluído em pelo menos dois assentos.

Na hora de viajar, devemos ensinar às crianças como elas devem se comportar no motorhome. Apesar do quão emocionante possa ser viajar em uma «casa», devemos conscientizar as crianças de que, enquanto viajamos, estamos como no carro: quietos, sentados, com cintos ou arneses postos, e bem tranquilos. 

É importante deixar o motorhome bem fechado durante a viagem e durante a noite. Não só vamos evitar que, em um descuido, alguma criança abra a porta enquanto estamos em movimento – algo que não deveria acontecer em nenhuma circunstância, já que devem permanecer sentadas –, mas também evitaremos que eles saiam do motorhome sem controle. Também é importante limitar o acesso à manipulação de janelas. 

Finalmente, podem surgir dúvidas sobre as velocidades máximas na estrada para os motorhomes. Bem, a velocidade máxima em estradas convencionais é reduzida este ano para 90 km/h para carros, motocicletas, ônibus e também para motorhomes com uma massa máxima inferior a 3.500 kg, sendo 80km/h a velocidade máxima para os demais veículos.

No caso da velocidade em rodovias, o limite de velocidade será de 120 km/h para carros, motos e motorhomes com uma massa máxima menor ou igual a 3.500 kg ; de 90 km/h para caminhões, vans e motorhomes de mais de 3.500 kg; e 100 km/h para os demais veículos.

Objetivo Zero
Back to top