Skip to Content

Chuva e viagens de carro: Comportamentos a evitar ao viajar com crianças

Lluvia y viajes en coche: Comportamientos a evitar cuando se viaja con niños

14/12/2018

Que precauções devem ser levadas em conta ao viajar de carro com crianças e chuva? Por um lado, é necessário colocar em prática uma série de comportamentos seguros durante a direção e, por outro lado, devemos lembrar de uma série de diretrizes para a segurança das crianças nessas viagens. 

DICAS PARA DIRIGIR COM CHUVA

No artigo 'Dicas diante da climatologia adversa' nós lhe damos algumas chaves para dirigir sem riscos em situações especialmente complicadas, como pode ser com chuva intensa. 

Antes de pegar o volante, você deve certificar-se de que o carro está em perfeitas condições e para isso você deve verificar os principais elementos, como níveis de fluido, condição dos pneus (condição, desenho, profundidade ...) e a sua pressão, o funcionamento e o líquido dos freios, os limpa pára-brisas, que todas as luzes funcionam e estão bem reguladas ...

A revisão do carro deve ser feita periodicamente e especialmente em viagens longas e antes da chegada do inverno, onde a direção se torna mais complicada. Claro, sempre tem que realizar a revisão correspondente que o fabricante indica. 

No que diz respeito à direção, deve ser calma e responsável, cumprindo sempre com as regras de trânsito. É recomendado reduzir a velocidade e adaptá-la às condições da estrada e à situação climática. Além disso, recomenda-se aumentar a distância de segurança para reagir a eventuais imprevistos. Tenha em mente que com a chuva, especialmente com as primeiras gotas, a distância de travagem aumenta. 

GARANTIR A SEGURANÇA DAS CRIANÇAS NO CARRO, TAMBÉM COM CHUVA

Por mais que chova, você deve dedicar o tempo necessário para colocar corretamente o sistema de retenção infantil e para colocar a criança corretamente.  Se já tivermos instalada a cadeirinha, você só precisa verificar se está firme e corretamente. Para colocar a criança, é melhor procurar um lugar onde não chova, mas, se isso não for possível, não deve ser um impedimento para a criança ser colocada no SRI. É necessário dedicar o tempo suficiente para colocar bem a criança e para fixar o cinto de segurança

Igualmente e antes de colocar a criança na cadeirinha, é necessário tirar o seu casaco  ou qualquer outro tipo de peça volumosa que possa interferir na fixação. E desta forma, uma falsa sensação de fixação é evitada. Um cinto de segurança bem colocado é quando é possível colocar apenas dois dedos entre o corpo da criança e o cinto. O volume do casaco torna o cinto muito solto e erroneamente pensa que está bem preso. Recomenda-se que a criança vá com o casaco colocado até o carro e que seja removido para colocá-lo na cadeirinha. 

Se for uma viagem longa, recomenda-se parar e descansar com mais frequência. Dirigir na chuva produz tensão e fadiga e esse sentimento também atinge as crianças. Além disso, tenha em mente que não é recomendado que as crianças mais novas fiquem 'maxi cosi' mais de 2 horas seguidas.

Finalmente, devemos evitar o máximo possível que a criança se sente em sua cadeirinha molhada. Tenha em mente que a água pode deteriorar pouco a pouco os diferentes elementos da cadeirinha. Seria aconselhável esperar até que a criança esteja seca para iniciar a viagem. 

Objetivo Zero
Back to top