Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal
Home 5...5 O automóvel também é importante 5 Características de segurança dos veículos que ajudam a proteger as crianças
Características de segurança dos veículos

Características de segurança dos veículos que ajudam a proteger as crianças

A cadeira auto é o único sistema que protege o nosso filho no carro? A verdade é que os veículos atuais têm muitas características de segurança que ajudam a proteger as crianças. Listamos algumas delas e vamos ver como podem ajudar-nos a garantir mais segurança nas viagens.

Sistema de Retenção Infantil (SRI) é o sistema por excelência quando queremos garantir que os nossos filhos estão seguros no carro. É, por isso,  um sistema obrigatório na maioria dos países do mundo, como podemos ver nas 3 infografias que preparámos sobre os regulamentos de SRI nos Estados Unidos da AméricaAmérica Latina, Caraíbas e União Europeia.

Contudo, não é o único sistema que protege os nossos filhos no carro. The National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), o Departamento de Transportes dos Estados Unidos, lembra que existem outros elementos que também podem ajudar a proporcionar uma maior proteção aos menores.

OUTROS SISTEMAS DE SEGURANÇA NO CARRO

1 – Fecho automático das portas. Um dos maiores receios dos pais quando conduzem com uma criança é que ela abra as portas com o carro em movimento. Para evitar a abertura acidental das portas e, também, para reduzir a sua ejeção em caso de colisão, este sistema é, ao mesmo tempo, prático e eficaz.

Alguns modelos de carros mais modernos trancam as portas quando o veículo excede uma certa velocidade, mas se o seu carro não for um destes, pode simplesmente premir um botão e as portas do seu carro trancam. Os sistemas específicos de segurança infantil impedem a abertura das portas pelo interior.

2 – Bloqueio das janelas. Os vidros elétricos parecem trazer apenas vantagens. No entanto, pode não ser bem assim quando viaja com os seus filhos no carro, especialmente se não bloquear os vidros.

Tal como as portas, pode bloquear as janelas premindo um botão e impedir que o seu filho prenda as mãos ou qualquer outra parte do corpo. No caso das janelas, é possível bloquear apenas os vidros traseiros.

3 – Retrovisores. Funcionam como um segundo par de olhos que o ajudam a conduzir melhor, mas também podem ajudar a controlar o que passa no veículo, especialmente o espelho central. Com um simples movimento de cabeça, pode olhar e verificar o que o seu filho/a está a fazer.

4-Airbags frontais avançados. Atualmente, existem airbags capazes de detetar a gravidade do acidente, o tamanho do passageiro, se está a usar um cinto de segurança ou uma cadeira auto, a posição da cadeira, e são capazes de suprimir o airbag no caso de haver crianças.

De qualquer forma, lembramos que o lugar mais seguro para as crianças com menos de 12 anos de idade é o banco central traseiro. Se por alguma das exceções previstas, a criança tiver de ir no banco dianteiro e no sentido contrário ao da marcha, devemos ter sempre o cuidado de desativar o airbag.

5- Airbags laterais. Protegem os passageiros em caso de impactos laterais. Como desdobram rapidamente, é melhor colocar a criança no banco central traseiro.

A maioria dos fabricantes de veículos realiza testes de segurança para verificar o risco para as crianças no caso destes airbags laterais serem utilizados. A NHTSA indica que a segurança que proporcionam é maior do que as possíveis consequências de não os utilizar.

6- Vidros automáticos que são capazes de parar ao encontrar algo no seu caminho. Isto evita que as crianças prendam os dedos, mãos ou braços quando os vidros se estão a fechar. Quando encontram um obstáculo, param o movimento.

7- Abertura da bagageira de dentro do veículo. Quase todos os veículos no mercado oferecem a possibilidade de abrir a bagageira por dentro, é especialmente útil no caso de alguém ficar preso após um acidente.

8- Isofix. Torna muito mais fácil a instalação das cadeiras auto. Alguns veículos têm este sistema em todos os bancos de passageiros, enquanto outros têm apenas em alguns lugares. Evita instalar o SRI de maneira inadequada.