Skip to Content

Características de segurança dos veículos que ajudam a proteger as crianças

Características de segurança dos veículos que ajudam a proteger as crianças

09/09/2016

A cadeirinha é o único sistema que protege nosso filho dentro do carro? A verdade é que os carros de hoje têm muitos recursos de segurança que ajudam a proteger os menores e muito provavelmente não tenhas notado. Listamos alguns deles e vemos de que maneiras eles podem ajudar-nos a garantir uma viagem mais segura.

O sistema de retenção infantil (SRI) é o sistema escolhido quando se trata de fazer com que nossos filhos estejam seguros no carro. Cientes desse facto, é um sistema obrigatório na maioria dos países do mundo, como pode observar-se nos infográficos que elaboramos sobre a normativa em questão de SRI nos Estados Unidos, América Latina e Caribe e União Europeia

Contudo, ele não é o único sistema que protege nossos filhos no carro. The National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA),o Departamento de Transportes dos Estados Unidos, nos recorda que há outros elementos que também podem ajudar-nos a proporcionar maior protecção para os menores.

OUTROS SISTEMAS DE SEGURANÇA NO CARRO

  1. Bloqueio automático de portas. Um dos maiores temores de um pai quando está dirigindo com seu filho é que este abra as portas. Para impedir a abertura acidental da porta e também para reduzir uma ejecção em caso de colisão, este sistema se mostra prático e eficaz.
    Há carros, os mais modernos, que bloqueiam as portas quando o veículo ultrapassa uma determinada velocidade, mas se vosso carro não é um deles, simplesmente com o apertar de um botão, as portas de vosso carro serão bloqueadas. Os sistemas específicos de segurança para crianças impedem que as portas possam ser abertas de dentro do carro.
  2. Bloqueio de janelas. Vidros eléctricos parecem possuir apenas vantagens. Entretanto, quando estiveres viajando com teus filhos no carro pode não ser assim, especialmente se tu não bloqueias as janelas.
    Assim como as portas, apenas com o pressionar de um botão tu podes bloquear as janelas de teu veículo e evitar que teu filho prenda as mãos ou qualquer outra parte do corpo. Inclusive, podes chegar a bloquear somente as janelas traseiras.
  3. Retrovisores. Como se fossem um segundo par de olhos que vão ajudar-lhe a conduzir melhor, eles também podem ajudar-te a controlar o que acontece no veículo, especialmente o retrovisor central.
    Ocasionalmente, tu podes verificar e controlar o que teu filho está fazendo no momento com um simples aceno de cabeça.
  4. Airbags frontais avançados: Existem actualmente airbags que podem detectar a gravidade do acidente, o tamanho do passageiro, se este está a utilizar um cinto de segurança ou cadeirinha, a posição da cadeira. Eles ainda são capazes de suprimir o airbag se houver crianças.
    Em qualquer caso, lembramos-te o lugar mais seguro para as crianças menores de 12 anos é no assento central traseiro. Se por alguma das exceções previstas, a criança deve ir no banco dianteiro e no sentido contrário ao da marcha, devemos assegurar-nos de desativar o airbag sempre.
  5. Airbags laterais: protegem os passageiros em caso de impactos laterais. Por se despregarem rapidamente, o mais aconselhável é colocar a criança no banco central traseiro.
    A maioria dos fabricantes de veículos levam a cabo os testes de segurança para verificar o risco das crianças caso estes airbags laterais entrem em ação. O NHTSA indica que eles proporcionam maior segurança que as possíveis consequências de não usá-lo.
  6. Vidros automáticos que são capazes de parar caso encontrem algo em seu caminho. Isso evita que as crianças prendam os dedos, mãos ou braços quando os vidros estiverem a se fechar. Quando encontram um obstáculo, param de fechar.
  7. A abertura do porta-malas de dentro do veículo: quase todos os veículos no mercado oferecem a possibilidade de abrir o porta-malas do lado de dentro. É especialmente útil se alguém estiver preso após um acidente.
  8. Isofix: facilita-nos muito a instalação das cadeiras de criança. Há veículos que têm este sistema em todos os assentos de passageiros, enquanto em outros é apenas em alguns lugares. Evita que possamos instalar o SRI de maneira inadequada.

Em nossa seção ‘O carro também importa’ vais a encontrar dez dicas para quando viajares de carro, bem como as perguntas mais frequentes e outros riscos.

Ajude-nos a atingir esta meta

Back to top