Caminhando para frente com o projeto europeu STARS

07/12/2016

Sua escola ou sua cidade são STARS? O projeto europeu STARS (das siglas: Acreditação e Reconhecimento de Transportes Sustentáveis para Escolas), incluído no Programa Europeu de Energia Inteligente tem como principal objetivo incentivar e premiar escolas que fomentam entre seus alunos o transporte sustentável e seguro seja a pé ou de bicicleta.

Dirigido em Espanha pela Direção Geral de Trânsito (DGT) com seu projeto ‘Caminho Escolar Seguro’, STARS procura alcançar o envolvimento de todos os agentes: pais, alunos, escolas, câmaras municipais... Entre os que aderiram à iniciativa encontra-se a Câmara Municipal de Madrid.

Sustentabilidade, segurança e saúde são as três premissas fundamentais para os deslocamentos a pé ou de bicicleta para a escola. Tudo com o objetivo principal de fazer com que o trajeto das crianças para a escola seja o mais seguro possível.

A duração do projeto é de 3 anos e é financiado pela União Europeia. Assim, pretende-se conscientizar a população e os centros educacionais, durante o tempo necessário, para adquirir novos hábitos.

A quem se destina o projeto STARS?

A estudantes que têm entre 6 e 19 anos de idade. Também pretende-se alcançar toda a comunidade educativa (pais, professores, equipes de direção e funcionários) com o objetivo claro e indispensável para estes esforços de conscientização.

Quais os objetivos do STARS?

Os objetivos principais do projeto são:

• Aumentar o número de crianças e adolescentes que fazem o deslocamento para a escola ou faculdade de maneira ativa, ou seja, de bicicleta ou a pé.
  • Fomentar a autonomia das crianças na cidade.
  • Promover o envolvimento dos jovens com o espaço público.

Com o objetivo de fazer um caminho seguro para a escola, recomendamos este artigo com recomendações.

Neste sentido, a partir da Fundación MAPFRE foram realizadas auditorias de segurança viária ao redor de escolas (Espanhol), assim como um Manual de Inspeções de Segurança ao redor das escolas (Espanhol).

Ayúdanos a conseguirlo