Skip to Content

As cadeirinhas para carro vendidas na América Latina e no Caribe são submetidas a provas de segurança

Las sillitas de coche que se venden en América Latina y el Caribe se someten a pruebas de seguridad

25/01/2018

Global NCAP tem colocado em prática o Programa de Avaliação de Sistemas de Retenção Infantil na América Latina(PERSI). O objetivo principal é oferecer uma avaliação independente das cadeirinhas para carro mais comuns e disponíveis na América Latina e o Caribe para que as famílias possam escolher o SRI que melhor se adapte a suas necessidades e sempre sabendo dos resultados obtidos nestas provas de segurança. 

PERSI conta com um site onde oferece os resultados obtidos nas diferentes cadeirinhas. Até agora há 28 analisadas. É oferecida informação sobre o ano em que se realizou a prova, o grupo ao qual pertence o sistema de retenção infantil, a marca, o modelo, o tipo de instalação, se contam ou não com base e o resultado final em estrelas, onde a pontuação máxima são 5 estrelas. 

O programa PERSI conta com sócios como Global NCAP, ICRT, Fundación Gonzalo Rodríguez (Uruguai), ProTeste (Brasil), ODECU (Chile), El Poder del Consumidor (México) e FIA Região IV.

Durante os últimos cinco anos, estes sistemas de retenção infantil foram submetidos a provas de impacto frontal e lateral e também se analisou a facilidade de uso que oferecem estas cadeirinhas. Tudo isso dá lugar a uma pontuação global. Quanto mais estrelas, melhor qualificação.

Por um lado, os pais dispõem de informação útil para escolherem o sistema de retenção infantil que melhor se adapte a suas necessidades e também serve como catalisador para que os fabricantes de cadeirinhas melhorem o rendimento de seus produtos. 

A segurança viária infantil segue sendo um problema importante na região de América Latina, tal e como assegura Alejandro Furas, Diretor Técnico Global da NCAP e Secretário Geral da Latin NCAP. De facto, entre os problemas mais recorrentes encontram-se o pouco uso de sistemas de retenção em crianças, a falta de controles e a escassa presença de cintos de 3 pontos e ancoragens isofix. 

Os choques aos quais são submetidas as cadeirinhas são similares aos realizados pela Latin NCAP. Neste sentido, o impacto frontal é realizado com o chassi Volkswagen Golf VII e utiliza-se o pulso de desaceleração média similar ao utilizado nas provas da Latin CAP, isto é, a velocidade de impacto frontal é de 64 km/h. Por outro lado, o impacto lateral realiza-se com um impacto contra uma ‘porta’ fixa, com um ângulo de 10 graus na direção do impacto. O resultado global é qualificado em estrelas.

Há que ser levado em conta se todos os produtos avaliados cumpriram ao menos alguma das regras UM-R44, UM-R129, NBR 14400 (da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, baseada na regra europeia ECE 44 R04) ou FMVSS 123 (regulamento de homologação americana), para que todos possuam condições mínimas de segurança.

Objetivo Zero
Back to top