Skip to Content

Posso usar minha cadeirinha para carro em outros meios de transporte?

¿Puedo usar mi sillita de coche para otros medios de transporte?

13/06/2019

A cadeirinha para carro é um dispositivo de segurança para o transporte de crianças que pode ser usada em outros veículos, desde que tenham requisitos mínimos para seu uso. 

Para usar a cadeirinha para carro em outro meio de transporte, é suficiente que tenham ou cintos de segurança ou fixações ISOFIX. Também devemos atender a outros tipos de considerações quando nos referimos a transporte, como ônibus, trem ou avião. Vamos ver um resumo do mais notável a ter em conta quando viajamos em outros meios de transporte, além do nosso próprio carro.

Motorhome

Para viajar de motorhome, podemos usar o assento de carro habitual, sem qualquer problema.Recomendamos que você leia nosso artigo específico para este veículo, «Como uma criança deve viajar em um motorhome? » 

Táxi

Hoje, de acordo com a legislação atual e apesar de não recomendarmos a partir da Fundación Mapfre, a verdade é que uma criança com menos de 1,35 cm pode viajar de táxi sem um sistema de retenção infantil, desde que circule por cidade e a criança vá sentada no banco de trás. Se, por outro lado, o táxi circular por estrada, o menor é obrigado a usar uma cadeirinha para carro. A responsabilidade total é a do responsável da criança.

Embora isso não aconteça com todas as empresas de táxi, há cada vez mais que oferecem o serviço de cadeirinha para carro. Naquelas que têm SRI, é suficiente indicar que viajamos com um menor e que queremos uma cadeirinha em nosso pedido - por telefone ou Internet - para nos enviar um carro com este dispositivo de segurança.

Ônibus urbano

O regulamento de Segurança Viária também não inclui ônibus urbanos. O habitual é que eles têm áreas especialmente adaptadas para colocar o cadeirinha para criança - alguns têm cintos - e, pouco a pouco, começam a ver ônibus com cadeirinhas fixas para bebês, como é o caso da EMT - em Madrid -

Ônibus ou transporte escolar

Em Espanha, o Regulamento Geral de Circulação indica que nos ônibus - veículos destinados ao transporte de passageiros com mais de 9 lugares - as crianças devem usar sistemas de retenção monologados adaptados ao seu tamanho e peso, desde que tenham mais de três anos. Se estes sistemas não estiverem disponíveis, serão utilizados cintos de segurança, desde que sejam adequados ao seu tamanho e peso.  Existe uma lacuna regulatória para crianças menores de três anos de idade. Recomendamos este infográfico com recomendações para um transporte escolar seguro.

Trem

Não há regulamentos a esse respeito. As crianças não são obrigadas a usar sistemas de retenção infantil de qualquer tipo. As crianças podem sentar nos assentos sem grandes exigências. Recomendamos artigo  'Os trens deveriam ter sistemas de retenção infantil? ' 

Avião

Para viajar de avião, nem sempre é possível usar nosso sistema habitual de retenção para crianças. No caso de bebês e crianças menores de dois anos de idade, eles viajarão com um cinto amarrado ao cinto do pai ou da mãe, e viajarão no colo do responsável (consulte nosso infográfico

As companhias aéreas geralmente não se queixam de que se suba a bordo uma cadeirinha infantil homologada, embora seja sempre bom verificar com a empresa com antecedência antes de embarcar no voo.

A maioria das cadeirinhas infantis aprovadas para carros é válida para os aviões. Recentemente, as cadeirinhas costumam incluir uma etiqueta com a mensagem de que são «certificados para uso em veículos e aviões».

Objetivo Zero
Back to top