Skip to Content

Qual cadeira escolher? Como uma criança com menos que 135 cm de altura e mais que 36 quilos deve viajar de carro?

Qual cadeira escolher? Como uma criança com menos que 135 cm de altura e mais que 36 quilos deve viajar de carro?

24/07/2017

O estudo de caso em relação as cadeiras infantis, a idade, estatura e peso das crianças mostram que existe muita confusão entre grande parte dos pais na hora de escolher qual cadeira deve utilizar seu filho. O momento de maiores dúvidas que os pais enfrentam costuma estar relacionado com o instante em que devem decidir o próximo modelo de cadeira a ser adquirido. Temos que levar em conta o peso, a estatura ou a idade?

A premissa básica que temos que ter clara em nossas cabeças com relação à segurança de nossas crianças no carro é que devem sempre viajar utilizando uma cadeira conforme sua estatura e características físicas, antes de mais nada. O peso é determinante já que qualquer SRI indicará o peso máximo que a cadeira pode suportar, mantendo toda sua capacidade de proteção à criança. Uma vez superado o peso máximo para o qual a cadeira está homologada, nada irá garantir a segurança da mesma, porque não são realizados testes nesses casos.

Felizmente, os novos regulamentos e homologações foram criadas visando que o fator determinante para a escolha de uma cadeira ou outra seja a estatura da criança (aqui você poderá tirar todas suas dúvidas sobre o novo regulamento ECE R129). Isto é devido ao interior dos carros, e mais especificamente o formato dos cintos de segurança, que estão projetados para ocupantes com 150 cm de altura ou maior. As crianças e pessoas que meçam menos que 150 cm devem utilizar assentos elevatórios de maneira que seja possível acomodar perfeitamente o cinto de segurança e, assim, garantir que viajem seguros.

Uma criança que meça menos que 135 cm deve viajar com um assento elevatório (recomendamos que seja com encosto) de maneira que seja possível um ajuste correto e seguro do cinto correspondente. Em todo caso, o peso não é o que determina a escolha de uma cadeira, e na realidade os 36 quilos é o limite máximo da homologação de sistemas de retenção infantil na Europa, e isso não necessariamente significa que não possamos acomodar com segurança uma criança com esse peso ou superior em um assento elevatório.

Não irá se romper por seu uso, mas o fabricante não irá assumir a responsabilidade sobre o dispositivo, nem vai certificar-se que a proteção do dispositivo elevatório seja o melhor, porque não existe uma regra para verifica-lo, nem são realizados testes em laboratório.

No caso em questão, de crianças que não chegam a medir 135 cm de altura, mas que já superam os 36 quilos, devem utilizar um assento elevatório (aqui todas as novidades sobre assentos elevatórios com encosto). O uso do assento elevatório permitirá que a criança fique bem presa pelo cinto de segurança e, por tanto, viaje mais segura do que sem ele. Além disso é possível escolhermos um assento elevatório que possa ser atado ou preso no assento, de maneira que minimizemos a possibilidade de que o assento escorregue por baixo da criança.

No futuro, quando a regra ECE R129 for válida e for proibido o uso de cadeiras infantis da homologação anterior, todos os assentos elevatórios serão acompanhados do encosto.


Ayúdanos a conseguirlo

Back to top