Skip to Content

Cadeira bem engatada e fixada ainda que não esteja a criança

Cadeira bem engatada e fixada ainda que não esteja a criança

24/03/2017

Se não levamos a criança na cadeira, devemos deixar o sistema de retenção infantil no banco traseiro do veículo? Podemos deixar sem problemas desde que esteja bem fixado. Há dois grandes motivos que vamos abordar a seguir para que a cadeira de carro esteja sempre bem engatada ao banco.

Abordamos em muitas ocasiões a importância de como instalar corretamente o sistema de retenção infantil e como o fazer (infográfico) para garantir a maior segurança da criança. E de que nada serve ter a cadeira mais segura do mercado se não estiver corretamente instalada e a criança devidamente colocada como indica o fabricante. Aqui irá encontrar as principais formas de colocar a criança. É importante levar o SRI corretamente quando a criança estiver nele, e também é vital que deixemos a cadeira bem engatada quando a criança não estiver.

Devemos ter em conta que levar objetos soltos no carro é muito perigoso. Apesar de tudo, um recente estudo realizado pela Volkswagen indica que 37% dos condutores viajam com objetos soltos dentro do veículo.

A uma velocidade de 50 km/h, um objeto pode ter seu peso multiplicado por 30 ou 50 vezes em caso de frenagem brusca. Imagina você o que pode ocorrer se não levamos a cadeira bem engatada? Uma cadeira para carro de 8 kg pode ter uma força de impacto de 100 kg. Por nossa segurança e a do resto dos passageiros, sempre devemos viajar com o SRI corretamente fixado, seja com a base Isofix ou com o cinto de segurança.

No entanto, outro dos perigos que pode ocorrer se não levarmos o SRI fixado pode ser a confusão que nos pode gerar. Pensamos que a cadeira está fixa, colocamos a criança e acomodamos elas colocando o arnês. Neste caso, o uso do sistema de retenção infantil não servirá para nada em caso de acidente já que não estando fixado ao banco do carro não evitará que a criança e a cadeira saiam em caso de frenagem brusca. Isto pode ocorrer especialmente com os SRI que vão com sistema de engate isofix, já que a criança vai presa com o arnês. No caso das cadeiras engatadas com cinto de segurança é o cinto o que fixa a mesma e a criança, sendo assim mais difícil esquecermos de fixá-los corretamente.

Por tudo isso, é importantíssimo levar a cadeira sempre bem fixada. Em todo o caso, quando colocamos a criança temos que verificar se o SRI está bem engatado realizando pequenos movimentos na cadeira para comprovar que os engates estão bem presos (pequenas puxões, nada de bruscos movimentos que possam inclusive comprometer a integridade do SRI).


Ayúdanos a conseguirlo

Back to top