Skip to Content

De bicicleta, refletores e luzes podem salvar a vida do seu filho

DefaultAlt

04/11/2015

Uma bicicleta não é só um brinquedo, é também um médio de transporte, e também bastante eficaz para as médias e curtas distâncias dentro da cidade e das urbanizações: é bastante rápido, seu preço é acessível e custa pouco manter e, ao mesmo tempo, permite fazer exercício.

Se os seus filhos sabem andar de bicicleta, mais cedo ou mais tarde irão sozinhos sem a sua presença para observar o que eles como o fazem. E quando sejam maiores vão usar a bicicleta com frequência, inclusive a diário para ir ao colégio ou visitar amigos. É muito importante que desde pequenos aprendam a ser responsáveis e precavidos ao usar a bicicleta.

Sempre que possível devem circular de bicicleta pelas vias para bicicleta. É a opção a priori mais segura. Quando não há via para bicicleta não há outro remédio que circular pela rua. Exceto no caso de crianças pequenas acompanhadas pelos seus pais, as crianças maiores, adolescentes e adultos não podem ir de bicicleta pela calçada, é perigoso para os peões e para o próprio ciclista (pode cair e, se está perto da rua, ser inclusive atropelado).

Evidentemente, ao circula de bicicleta pela rua devemos respeitar todas as normas de circulação, pois é considerada um veículo mais, e o ciclista um motorista. É fundamental respeitar as prioridades nos cruzamentos (faixas e stops), as faixas de peões, os semáforos e os sinais de “direção” proibida, bem como olhar muito bem antes de virar e sinalizar bem.

Recorde aos seus filhos que não utilizem o telemóvel de bicicleta. Pode parecer raro, mas eles usam e é uma distração perigosa. Que não falem pelo telefone e muito menos que não escrevam mensagens. Também não podem ir escutando música com auriculares, pois não podem ouvir outros veículos, e também é perigoso.

É totalmente recomendável que os seus filhos usem capacete quando andam de bicicleta. Não todos os estados dos EUA têm leis que obrigam o uso do capacete. Em alguns estados não há uma lei estatal, mas sim pode haver uma lei local ou do condado.

Entre os estados ou cidades que têm leis, alguns apenas obrigam o uso do capacete para crianças, mas não para os adultos (a idade varia, mas o limite, em general, está entre os 16 e os 18 anos).

Uma situação mais delicada para todo utente de bicicleta é utilizá-la ao anoitecer. Ao não ver o ciclista a probabilidade de sofrer um acidente, golpe ou atropelo por outro veículo é muito maior. É vital fazer-se visível. Para isso é recomendável utilizar roupas claras e alguma prenda com partes refletores (pode ser um colete ou podem ser elementos refletores na mochila, sapatos ou capacete).

É importantíssimo também que a bicicleta esteja preparada para circular de noite. Deve levar refletores em diferentes partes, que captem a luz dos faróis dos automóveis. O mínimo é um refletor na parte traseira, de cor vermelha, um par de refletores na lateral, nas rodas, de cor laranja, e um refletor na parte dianteira, de cor branca.

Também é imprescindível levar luzes, além dos refletores. Uma atrás, de cor vermelha, e uma na frente, de cor branca. A luz pode ser fixa ou intermitente, mas deve estar ligada. Hoje em dia com os sistemas de iluminação LED as baterias das luzes de bicicleta duram mais tempo, e para além, são recarregáveis.

Não esqueça de tudo isto e fala com seu filho. Que seja visto ao circular de noite pode salvar a sua vida.

Back to top