Skip to Content

Sistema Babyled para que os condutores aumentem a precaução na estrada quando há crianças com cadeira

Sistema Babyled para que os condutores aumentem a precaução na estrada quando há crianças com cadeira

18/08/2017

É verdade que na estrada sempre devemos ser precavidos. No entanto, instintivamente, as pessoas são mais protetoras quando se trata de crianças. Por este motivo muitos condutores fazem o uso do conhecido adesivo ‘bebé a bordo’ para alertar o resto dos condutores sobre a presença de crianças no veículo. No entanto, em muitos casos, costuma passar desapercebida e não é dada a importância que merece.

Um triângulo com a frase ‘bebé a bordo’ nos indica que no carro em questão viaja uma criança ou várias. Conscientes de sua importância e do impacto que isso pode ter sobre outros condutores, se criou o produto Babyled.

Trata-se de um dispositivo de advertência luminoso que funciona como sistema de segurança rodoviária infantil e de prevenção, já que alerta o resto dos condutores sobre a presença de crianças no veículo. Este triângulo de segurança acende-se só quando uma criança está sentada na cadeira para carro. Se não há nenhuma criança, não ficará acesa.

O objetivo deste sistema é exercer uma motivação psicológica sobre o condutor para que por instinto modifique sua condução e seja mais responsável aumentando a distância de segurança, diminuindo a velocidade, evitando manobras perigosas…

Além disso, ao indicar a presença de uma criança a bordo também contribuirá para evitar ‘o esquecimento’ de crianças no veículo, algo que é especialmente perigoso nos dias de mais calor (vale relembrar que permanecer 10 minutos dentro de um veículo a uma temperatura ambiente externa próxima a 25 graus poderá ocasionar um choque de calor nas crianças)

O sistema é formado por dois dispositivos. Por um lado, um tapete que se situa no sistema de retenção infantil e que utiliza pilhas para ativar o sensor e, por outro, um triângulo com led que se adere mediante a um adesivo de silicone na parte traseira do veículo, em um lugar visível. Não há cabos e nem controle remoto. Quando a criança exerce seu peso no tapete, o triângulo se acende automaticamente e permanece assim até que a criança saia de sua cadeira.

O fabricante indica que ‘não há ondas elétricas nem frequências prejudiciais para a criança e que só são utilizados ‘componentes homologados e certificados que creditam sua segurança’. São utilizadas pilhas, com uma duração estimada de 60 horas de atividade, por isso deve se revisar seu funcionamento com periodicidade.

Deve-se ter em conta que o adesivo é visível tanto de dia como de noite, tanto se o carro tiver vidros com insulfilm como se não.

O fabricante é espanhol, Patrimi Innovación, e conta com a certificação CE. Como trata-se de um produto relativamente novo, pode ser que um agente de trânsito pergunte por ele. Há respeito, a empresa aconselha mostrar o certificado que há na caixa do produto.

Neste vídeo podemos ver como funciona o sistema:

Ayúdanos a conseguirlo
Back to top