Skip to Content

É mais seguro que meu filho vá ao colégio em um autocarro escolar ou em um carro?

É mais seguro que meu filho vá ao colégio em um autocarro escolar ou em um carro?

01/09/2017

Como pais de crianças em idade escolar nós podemos (e devemos) expor a questão da segurança rodoviária na hora de ir ao colégio. Seja caminhando, em autocarro escolar ou urbano, ou em carro, as crianças devem realizar esse trajeto da maneira mais segura, sempre respeitando as regras e evitando condutas de risco.

Podemos nos perguntar o que é mais seguro, se é o transporte escolar em autocarro, ou leva-los para a escola em nosso carro, e a resposta é complexa. Ambas maneiras são seguras, desde que se cumpra com o regulamento vigente e, no caso específico do autocarro escolar, se estamos falando de um serviço que conte com todos os requisitos para o cumprimento, como os sistemas de retenção infantil ou o acompanhante, caso necessário.

Para termos confiança no sistema de transporte escolar quanto a segurança de nossos filhos, teríamos que conhecer o conteúdo do contrato de transporte do centro educativo com a empresa que proporciona o serviço. Podemos conseguir isso se colaborarmos com a associação de pais e mães de alunos (AMPA) do colégio de nossos filhos, além de cobrar para que se cumpram os requisitos mínimos de segurança.

O autocarro escolar é um dos meios de transporte mais seguros, estatisticamente mais seguro que o carro de passeio particular. Já que o veículo mencionado conta para seu uso escolar, com sistemas de retenção infantil homologados e além disso conta com um acompanhante qualificado que zela pela segurança das crianças, que acompanha as crianças com alguma deficiência e organiza as crianças em seus assentos, protege suas mochilas e pertences, e ajuda na entrada e saída do autocarro escolar com toda a segurança, não há por que termos medo.

No caso do carro de passeio particular nos parece mais confiável e seguro. Isto ocorre devido a se tratar de um espaço controlado e guiado por nós mesmos, no qual temos o controle e nos encarregamos de cumprir as regras com segurança.

O uso do carro particular para o transporte escolar de nossos filhos faz sentido se não existe a opção do autocarro escolar, por exemplo, mas também tem suas desvantagens: o aumento do trânsito nas imediações do colégio, atrasos e estresse, a escassez de lugar para parar ou estacionar, o estresse de deixar as crianças no menor tempo possível e não chegar atrasado no trabalho…

Além disto, temos que levar em conta os riscos do carro particular como transporte, sobretudo relativo a possíveis erros na hora de ajustar o SRI das crianças, já que em geral uma colocação incorreta do SRI tem consequências graves em caso de colisão, por isso ambos meios de transporte têm suas vantagens e desvantagens.

Em igualdade de condições, não deveria haver diferença alguma entre a segurança do transporte escolar e do carro particular.


Ayúdanos a conseguirlo

Back to top