Skip to Content

Assim é o micro-ônibus da ALSA, um ônibus pensado para levar crianças

Pequebús - ALSA

23/06/2015

Além disso, desde outubro de 2007 é obrigatório que os ônibus novos matriculados levem cinto de segurança em todos os assentos. Lembre-se, tanto adultos como crianças, se o ônibus leva cinto é obrigatório sua utilização. Nestes últimos dias falamos muito sobre este assunto, tanto no âmbito do transporte escolar como do motivo pelo que os ônibus ainda não têm cintos bem como qual é o regulamento que há quecumprir para viajar com crianças nos diferentes meios de transporte.

Há um ponto que é um tanto raro: se a criança tem menos de 3 anos o regulamento não diz nada sobre o cinto ou sistemas de retenção infantil. Isso não significa que a criança não deva ir segura.

No caso de dúvida, você deve saber que as companhias de ônibus não são obrigadas a ter cadeiras infantis, mas você pode levar sua cadeira, sempre que esteja homologada, seja compatível e possa ser instalada no assento. A maioria das cadeiras homologadas para carro que podem ser utilizadas com o cinto podem ser utilizadas em um ônibus, cujos assentos têm cinto de segurança.

Mas, por regulamento não é obrigatório, algumas companhias de serviço de ônibus têm proposto alguma solução interessante, por exemplo, o micro-ônibus da ALSA.

O micro-ônibus é um ônibus curto adaptado para o transporte escolar de bebês e crianças até 5 anos de idade, que está equipado com vários tipos de cadeiras infantis: para grupo 0+ e para grupo 1. Para crianças maiores, os assentos contam com cintos de segurança de três pontos de altura regulável.

O micro-ônibus é um projeto experimental no que além da ALSA participam Jané, como fabricante de cadeiras e o Instituto Universitário de Investigação do Automóvel (INSIA), que conta com uma subvenção do Ministério de Fomento.

Além das cadeiras infantis, na Europa e na América também podemos encontrar soluções de tipo arnês que podem ser colocadas em quase qualquer tipo de assento de ônibus, inclusive sem ter cinto. Este arnês é fixado com várias faixas que abraçam o encosto do assento.

São similares ao arnês CARES para avião do que falaremos depois. Em caso de dúvida sobre estes sistemas, verifique se têm a homologação correspondente.

Para mais informações sobre o micro-ônibus da ALSA entre no link.

Back to top