Menu principal

Simule o seu seguro

Animais Domésticos

Menu principal
Menu principal
O que é asfixia postural

O que é asfixia postural e como evitá-la

Em pouco tempo, as pessoas passam de permanecer no interior do ventre materno, suspensas num estado de ausência de gravidade graças ao líquido amniótico, para terem de enfrentar a atração da Terra durante o resto das suas vidas.

Quando um recém-nascido começa a enfrentar a força da gravidade, o seu corpo ainda não está suficientemente desenvolvido para desempenhar, com segurança, funções tão básicas como adormecer em qualquer posição que não seja horizontal.

Isto deve ser tido em conta ao colocar o bebé numa cadeira auto. É muito importante fazê-lo da forma correta, com a postura certa e os arneses devidamente fixados para evitar que o corpo se flexione sobre si mesmo e dificulte a respiração do bebé: conhecida como asfixia postural ou asfixia posicional. Com todo o seu peso deitado para a frente a caixa torácica não pode expandir-se para apanhar ar, o diafragma não pode trabalhar e, se também deitar a cabeça para a frente, fecha-se a traqueia, resultando em asfixia em poucos minutos.

A revista Pediatrics publicou no ano 2001 um estudo com 100 bebés, 50 dos quais prematuros de 36 semanas, monitorizados durante 60 minutos em cadeira auto. A saturação de oxigénio no sangue após esse tempo caiu em média de 97% para 94% (valores normais entre 96% e 100%), em sete casos caiu para 90%. Além disso, 12% dos bebés prematuros sofriam de apneia ou bradicardia.

Tudo isto vem a propósito da notícia sobre umafamília que saiu nos meios de comunicação social e cuja história chegou a todos os cantos da internet. São a família Dodd e perderam o segundo filho, Shepard, com menos de três meses de vida, por culpa da asfixia postural.

Deixaram o filho na creche e um dos cuidadores pôs Shepard a dormir a sesta na cadeira auto em que os seus pais o tinham levado. O certo teria sido colocá-lo a dormir num berço ou em qualquer superfície horizontal. Infelizmente não foi o caso.

Agora os Shepard empreenderam a enorme tarefa de dar a conhecer a sua história e de ajudar outras famílias, dando a conhecer os riscos de deixar uma criança mais tempo do que o necessário na sua cadeira, e como evitar estas situações.

Portanto, as recomendações são claras:

  • Embora pareça que o bebé está muito confortável, a cadeira deve ser utilizada apenas no carroe por curtos períodos de tempo.
  • Não se deve utilizar a cadeira auto para deixar o bebé a dormir.
  • Ao colocá-lo na cadeira, o arnês deve manter os ombros junto ao encostopara evitar que o bebé deslize para frente.
  • Se vai realizar uma viagem longa, deve parar periodicamentepara que o bebé recupere a sua postura e oxigene adequadamente.