Skip to Content

Uma app para saber quando os seus filhos chegam à escola

DefaultAlt

22/12/2015

Caminhar para ir para a escola fomenta a autonomia e proporciona todas as saudáveis vantagens de andar, ao mesmo tempo que as crianças se divertem na companhia dos seus amigos. E se os percursos forem realizados em grupos organizados em pediautocarros, isso proporciona-lhe a tranquilidade que irem acompanhados por um adulto. Mas, mesmo assim, pode ainda restar a dúvida se terão chegado bem, a horas e sem problemas. Se este for o seu caso, poderá encontrar a solução numa aplicação gratuita chamada Trazeo que avisa através de uma mensagem para o seu telemóvel quando os seus filhos chegam à escola.

A app, desenvolvida por alguns jovens de Córdoba, está orientada para a organização de pediautocarros, sejam públicos (organizados pela câmara municipal, escola, etc.) ou privados (constituídos por famílias), pelo que todos os monitores e crianças estão registados na aplicação (não é necessário que os pequenos levem telemóvel). Nesse contexto de comunidade, quando se acaba o percurso na escola, o adulto que acompanha o grupo de crianças que caminha para a escola envia aos pais uma comunicação, informando-os que o seu filho já não está acompanhado por ele.

Trazeo não só informa do momento em que os estudantes chegam ao seu destino, mas também da hora em que se unem ao pediautocarro. "À medida que as crianças se vão juntando (podem marcar todas num lugar fixo ou podem-se ir juntando à medida que se aproximam da escola), o acompanhante vai registando a assistência através da aplicação móvel. Cada vez que o adulto regista uma criança, é gerada uma nova comunicação ao pai/mãe dessa criança, informando-o que este já está com ele", explicam na página Web. Além disso, os progenitores, logo após terminar a rota, recebem uma mensagem de correio eletrónico com a distância percorrida pelos seus filhos, as paragens realizadas e o tempo no qual realizou o trajeto.

Através da geolocalização, a app pode contabilizar a assistência e a distância percorrida por todos os pequenos. Esta informação pode ser utilizada para motivar a participação das crianças e de mais famílias através da gamificação, com um sistema de recompensas pelo qual se obtêm pontos acumuláveis que se trocam por prémios. Os próprios pais e também os docentes podem conceber os desafios, tanto individuais como coletivos, sempre que procurem entidades para formar o catálogo de prémios.

Para utilizar o Trazeo, que apenas é compatível com dispositivos Android, os progenitores e também as crianças devem-se registar através da página Web ou da app no telemóvel. Essa informação não está acessível para os restantes utilizadores, apenas para os pais.

Back to top