Skip to Content

Aplicativos para celular que podem nos ajudar a não deixar as crianças sozinhas no carro

Apps del móvil que nos pueden ayudar a no dejar solos a los niños en el coche

05/03/2019

O drama de deixar uma criança sozinha no carro é, infelizmente, mais comum do que todos pensamos. Um único caso é muito.  As razões que podem levar alguns pais esquecerem a criança na cadeirinha e deixar à mercê do calor  são múltiplas: preocupações urgentes, estresse no trabalho ou falta de sono são geralmente os mais comuns.

Por essa razão, as instituições e a mídia insistem tanto em tornar visível esse problema. É uma questão de conscientização através da repetição, da divulgação de conselhos e dos perigos reais que uma criança enfrenta quando está sozinha no carro, sem ventilação e com os cintos de segurança colocados. Para não ficar somente na conscientização e divulgação, existem aplicativos para smartphones que podem nos ajudar quando se trata de não esquecer aqueles que são mais vulneráveis. Existem também soluções baseadas em sensores integrados nas cadeirinhas.

Uma das aplicações mais simples é o Waze. Dizemos simples porque é uma aplicação real de mapas com alguns recursos extras, como mostrar informações sobre outros motoristas sobre um trajeto específico —é um aplicativo colaborativo—.  Um desses recursos extras é o de adicionar uma mensagem que será exibida quando você chegar no destino, por exemplo, “lembre-se de você está carregando seu filho na cadeirinha”. É claro que pensamos em mensagens melhores, mas a ideia é colocar um lembrete que poderia ser vital.

Outro interessante é o Kars4Kids Safety (disponível no Google Play), um aplicativo gratuito que se conecta via Bluetooth ao sistema do carro e, quando saímos do veículo, ativa um alarme sonoro e exibe na tela uma imagem do nosso filho —selecionada por nós— e uma mensagem de lembrete.

Uma alternativa para o iOS, semelhante à aplicação anterior, é Precious Cargo. Este app nos perguntará, quando conectarmos com o sistema do carro por bluetooth, se levamos uma carga preciosa, isto é, nosso filho, neste caso. Quando chegarmos ao destino e sairmos do carro, o aplicativo nos lembrará de que temos nosso filho na cadeirinha.   Custa 0,99 dólares (cerca de 87 centavos de euro, na taxa de câmbio atual).

Do lado de dispositivos ou sensores para cadeirinhas para carro , existem soluções diferentes. Em um artigo nestas páginas nós nos perguntamos se os sensores anti-esquecimento das cadeirinhas para carro deveriam ser obrigatórias , algo que está na Itália. Seria um grande avanço se fossem de uso obrigatório, é claro, e toda vez que houvesse mais soluções disponíveis para qualquer família.

Por exemplo, Remmy, um dispositivo “simples, único e universal” que irá “falar” pela criança caso ela esteja em perigo - seja porque soltou o cinto de segurança, ou porque ainda está na cadeirinha quando deixamos o veículo. 

Outros dispositivos não são universais ou estão vinculados a marcas específicas ou são vendidos apenas em outros países.  Por exemplo, Cybex comercializa um modelo de cadeira com sensorsafe, uma tecnologia que permite controlar o bem-estar da criança sentada em sua cadeirinha através do clipe inteligente para o peito. Isso é sincronizado com o sistema instalado no veículo instalado, bem como com o smartphone do motorista ou com um passageiro adulto.

Objetivo Zero
Back to top