Skip to Content

Os ajustadores de cinto de segurança para criança são seguros?

¿Son seguros los ajustadores de cinturones de seguridad para niños?

28/11/2018

Quando passamos uma criança do seu SRI com cintos de cinco pontos para o próximo sistema de retenção, muitas dúvidas surgem. Existem dúvidas sobre a melhor opção para continuar; sobre se é hora de simplesmente usar seu cinto de segurança; até dúvidas sobre se é necessário um assento elevatório com ou sem encosto.

Em uma zona neutra existem os ajustadores de cinto de segurança para crianças. Este tipo de sistema é projetado para evitar que o cinto de segurança seja colocado no lugar errado. Ou seja, são guias que, de certa forma, levam ao cinto para onde deve ir. E por onde deveria ir?  Como vimos em outras ocasiões, o cinto de segurança consiste em duas faixas: a faixa lateral e a faixa abdominal. Cada faixa deve ser ajustada corretamente, e o cinto deve estar firme para ser eficaz. Qualquer folga representa um risco de segurança.

Portanto, qualquer ajustador de cinto que provoque folga não é recomendado; além disso, seu uso deve ser evitado. Por outro lado, aqueles ajustadores que ajudam a fixar a posição correta do cinto e, além disso, a mantê-lo com tensão suficiente, são seguros desde que sejam homologados. Falamos de ajustadores equivalentes aos que as mulheres grávidas podem usar.

No caso de crianças, é o mesmo que em mulheres grávidas: devem cumprir uma série de requisitos de segurança (que estejam aprovados de acordo com as regras ECE R16 e ECE R14 sobre cintos de segurança e suas fixações ao veículo), e é aconselhável procurar dispositivos testados e revisados e usar marcas com boas classificações.

Para crianças nessa idade e com dimensões com as quais planejamos passá-las para um assento elevatório, a melhor opção é procurar diretamente por um assento elevatório com encosto. Estas cadeirinhas para carro, homologadas e cumprindo todos os requisitos de segurança, já possuem sistemas de ajustadores de cinto de segurança. São guias que permitem aos pais ajustar o cinto de modo que a faixa lateral não passe pelo pescoço das crianças, e é colocado exatamente onde deveria estar, para que as crianças viajem com total segurança. Esta é, sem dúvida, a melhor opção para evitar problemas e dúvidas.

Objetivo Zero
Back to top