Skip to Content

Seu filho vai acampar no verão? Conselhos para a sua viagem

¿Va tu hijo a un campamento de verano? Consejos para su correcto desplazamiento

18/06/2018

Em poucos dias terminará o período escolar, e muitas crianças já se preparam para desfrutarem de um verão de muito lazer e agitado em algum dos diferentes acampamentos de verão em diferentes localidades. Seja qual for o tipo de acampamento que irão as crianças, muitas delas irão pegar o autocarro para se deslocarem até as instalações, por isso vale a pena reunir aqui os conselhos essenciais para uma viagem segura nestes veículos.

O primeiro passo, sempre, é educar a criança para que saiba como deve viajar com segurança. Por isso, é fundamental que as crianças aprendam desde bem pequenos a importância que tem o cinto de segurança e o fato de usarem sempre ajustados ao corpo, bem como manter uma boa postura no assento. 

Em segundo lugar, se os acampamentos oferecerem serviço de transporte deveríamos verificar se cumprem com os mínimos sistemas de segurança nos autocarros. O transporte de autocarro a um acampamento de verão assimila-se ao transporte escolar, e por tanto deveríamos exigir as mesmas condições de segurança para os nossos filhos. Por um lado, temos que observar as condições gerais do autocarro: por exemplo que não tenha mais de 16 anos de uso, que disponha de piso antiderrapante, de assentos para pessoas deficientes e de cintos de segurança em todos os assentos (se possível, de três pontos), bem como barras nas portas para facilitar o acesso e a saída do veículo.

Os cintos de três pontos são mais seguros do que aqueles que só possuem a faixa abdominal, e além disso são idôneos para a utilização de sistemas de retenção portáteis para autocarros. As companhias de transporte não são obrigadas a proporcionar assentos deste tipo, mas também não podem negar o seu uso desde que os ditos assentos elevatórios possam ser instalado no assento sem que ocorra um problema de espaço.

Se a empresa organizadora do acampamento dispõe de um monitor de segurança que viajará no autocarro junto com as crianças, isto será um ponto a favor. Falamos de um monitor de segurança que pode ser perfeitamente uma pessoa que assegure de que todas as crianças viagem corretamente presas e com seus cintos ajustados, e que estejam presente no momento em que subirem ou descerem do autocarro. 

Para as crianças menores é muito aconselhável que possam utilizar um sistema de retenção infantil adequado, dentro do possível. Isso, no caso dos acampamentos de verão é muito pouco frequente que haja crianças menores de três anos (exceto no caso de creches, e nesses casos o transporte costuma ser feito pelos pais em seus carros). As crianças entre 5 e 11 anos devem ir sempre protegidas por cintos de três pontos e sentadas em assentos elevatórios, para uma maior segurança. 

Para aprofundar mais quanto às medidas de segurança e procedimentos indicados nos autocarros escolares ou destinados a transportar crianças, você pode dar uma olhada neste infográfico elaborado para tal fim.

Objetivo Zero
Back to top