Skip to Content

Seu filho passa mais tempo na rua no verão? Conceitos básicos para sua segurança

¿Pasa tu hijo más tiempo en la calle en verano? Conceptos básicos para su mayor seguridad

08/07/2019

No verão, as crianças costumam passar mais tempo na rua, aproveitando a família e amigos, seja em sua cidade ou no destino de férias. Seja como for, é essencial que as crianças tomem uma série de precauções para que esses momentos de lazer na rua sejam os mais seguros possível.

Primeiramente, é muito importante que os adultos responsáveis pelas crianças estejam cientes de tudo o que pode acontecer na rua. A liberdade das crianças é importante, mas nossa responsabilidade como guardiões ou pais em relação a elas é ainda maior. Nossa supervisão direta nunca deve faltar.

Conselhos para aproveitar a rua com segurança no verão

1. Cuidado ao brincar ao lado da estrada. Logicamente, a primeira regra de segurança é que as crianças fiquem longe da estrada. Quanto mais longe estiverem, mais seguros estarão brincando sem preocupações.

2. Atravessar a rua traz riscos, especialmente para crianças menores. Isto é especialmente crítico quando você está jogando bola e ela escapa entre os carros. Devemos aconselhar bem as crianças para que saibam que correr atrás da bola não é tão importante quanto prestar atenção no trânsito na estrada.

3. Os carros e demais veículos são algo imprevisível para uma criança. Precisamos ter certeza de que elas entendem o risco de sair entre os carros e atravessar sem olhar ou andar entre eles, mesmo que estejam parados, e que sempre evitem ficar atrás de qualquer veículo, já que podem desaparecer do campo de visão do motorista.

4. Os carros elétricos são ainda mais perigosos porque fazem pouco barulho. Seus motores não soam como um motor a combustão, portanto, deve-se prestar muito mais atenção na hora de atravessar.

5. O calor é perigoso para as crianças, que ficam desidratadas facilmente. É recomendável não estar na rua nas horas de calor mais intenso, como ao meio-dia e durante a primeira parte da tarde, especialmente se sofrermos uma onda de calor. A hidratação é vital para as crianças, então elas devem sempre sair para brincar com uma garrafa de água e proteção – protetor solar e boné.

6. Até os 7 anos, as crianças têm limitações no campo visual e cognitivo que podem fazê-las não avaliar adequadamente os perigos, portanto, devemos ser mais cautelosos com crianças pequenas.

7. A partir dos 10 anos, uma criança normal está, do ponto de vista psicomotor, preparada para sair sozinha na rua, mas isso não significa que seus pais estão “pendentes”.

8. É importante usar roupas adequadas, transpiráveis e, se possível, de cores chamativas. Desta forma, será mais visível para outros usuários.

9. Cuidado com os novos veículos de mobilidade pessoal, como os patinetes elétricos. Muitos deles circulam nas calçadas e são muito silenciosos.

10. Se a criança estiver sozinha na rua, procure tê-la sempre a vista. É importante saber onde ela está em todos os momentos. Se forem muito pequenas, recomenda-se que sejam supervisionadas ou acompanhadas por um adulto.

Objetivo Zero
Back to top