Skip to Content

Um total de 52 crianças morrem nos Estados Unidos devido a insolação no carro

Un total de 52 niños fallecen en Estados Unidos por sufrir un golpe de calor en el coche

03/07/2019

Conforme indicado pelo Departamento de Trânsito dos EUA, o NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), o número de crianças que faleceram em um veículo devido a insolação atingiu níveis máximos. Somente durante o ano de 2018, um total de 52 crianças perderam a vida por esse motivo. Deve-se destacar que mais da metade dos casos registrados entre 1998 e 2018 foi devido a um adulto esquecendo a criança dentro do veículo. 

Os dados fornecidos pela NHTSA indicam que, em aproximadamente 44% dos casos, o cuidador pretendia deixar a criança na creche ou na escola. Além disso, deve-se notar que o maior número de casos foi registrado na quinta e na sexta-feira, próximo ao final de semana. 

Bastam apenas 10 minutos a uma temperatura exterior de 25 graus para sofrer uma insolação, uma circunstância que se manifesta com tontura, vômitos, dor de cabeça e taquicardia. Na verdade, uma temperatura corporal acima de 40°C já coloca a vida em perigo. Assim afirma o relatório elaborado pela Fundación MAPFRE e pela Associação Espanhola de Pediatria, onde se aborda essa problemática.

Neste vídeo explicamos as razões para não deixar as crianças dentro do carro:

A este respeito, recomendamos este artigo onde se oferecem 10 conselhos para evitar a insolação em crianças, assim como o que fazer se você ver uma criança trancada dentro de um carro.

Da mesma forma, deve-se ter em mente que foram criados vários sistemas focados precisamente em não “esquecer” a criança dentro do carro e que podem ser muito úteis. Basta uma mensagem de texto no celular, uma vez que nos distanciamos do veículo para lembrar que você não deve deixar ninguém dentro dele.

CONSELHOS DO NHTSA PARA OS ADULTOS QUE VIAJAM COM CRIANÇAS

Com o objetivo de não deixar as crianças trancadas dentro do veículo, o Departamento de Trânsito dos Estados Unidos faz estas recomendações:

-Coloque uma pasta, uma carteira ou um celular ao lado do assento da criança. Desta forma, há mais um estímulo para olhar para trás.  É claro, lembramos que todos os objetos devem ir presos ou em compartimentos fechados

-Deixe um bicho de pelúcia ou outra lembrança na cadeirinha da criança quando ela estiver vazia. Este bicho de pelúcia deve ser movido para o banco do copiloto como um lembrete visual quando a criança estiver no banco de trás.

-Se você contar com um cuidador infantil, insista na importância deste fator.

-Faça com que as creches ou escolas telefonem se a criança não chegar como previsto.

-As portas devem estar sempre fechadas quando o veículo estiver estacionado para que as crianças não entrem e fiquem trancadas.

-Nunca permita que as crianças brinquem em um veículo desacompanhadas. Você tem que ensiná-las que um veículo não é um playground.

-Devem-se manter as chaves do carro fora do alcance das crianças.

-Se uma criança estiver faltando, é necessário verificar rapidamente todos os veículos, incluindo o porta-malas.

Objetivo Zero
Back to top