Skip to Content

50.000 assinantes pedem que seja obrigatório o uso de cadeiras no transporte escolar

50.000 assinantes pedem que seja obrigatório o uso de cadeiras no transporte escolar

27/09/2017

O uso de um sistema de retenção homologado nos autocarros é obrigatório para todos os veículos novos desde o ano de 2007, mas se nos referimos a sistemas de retenção infantil, a lei não indica nada a respeito. Além disso, não está contemplado como tal o uso destes tipos de dispositivos nos autocarros e, também não se especifica como as crianças menores de três anos devem ser transportadas , o qual supõe-se um problema do ponto de vista da segurança rodoviária.

Isto significa que as empresas que oferecem serviços de transporte escolar são as que escolhem em instalar, ou não, os sistemas de retenção mais adequados para as crianças, já que a lei não lhes obrigam a isso. Mesmo que uma companhia de autocarros não esteja obrigada a dispor de cadeiras infantis em seus autocarros, nós temos o direito de utilizar nossa própria cadeira, sempre que estiver homologada, for compatível e seja possível ancora-la ao assento.

Existem algumas soluções práticas que algumas empresas tem adotado. O Pequebús da ALSA é uma das iniciativas que comentamos neste momento, um autocarro escolar com cadeiras desde os grupos menores, adaptado para o transporte de bebés e crrianças até os 5 anos de idade. No entanto, estas iniciativas são as menos frequentes, e uma grande parte da frota do transporte escolar na Espanha não dispõe de nenhum elemento de proteção além do cinto de segurança.

Pensando em melhorar a segurança das crianças, a Associação Nacional de Segurança Infantil iniciou há alguns anos uma petição na plataforma change.org para solicitar formalmente à Direção Geral de Tráfego que se preocupasse em oferecer maior segurança as crianças no transporte até o colégio, além das que já são empregadas atualmente nos autocarros.

Esta petição baseia-se no fato de que, já que os sistemas de retenção infantil são obrigatórios nos veículos particulares, deveriam ser também nos transportes escolares. No entanto a realidade é um pouco mais complexa, tendo em vista que a cadeira deve ser adaptada às necessidades específicas da cada criança, dispondo a cada momento de assentos de diferentes tamanhos. Mas essa não é uma dificuldade insuperável e por isso a petição segue aberta, contando com quase 50.000 assinaturas neste momento.

Seria um grande passo para a segurança rodoviária das crianças o acesso as ferramentas necessárias para conseguir generalizar o uso dos SRI nos transportes escolares, e é importante que as companhias tenham a coragem necessária para conseguir isso. Além disso, um bom sistema de retenção infantil adaptado ao autocarro seria ideal para alcançar o objetivo, já que as cadeiras para carro são compatíveis com o autocarro, um sistema pensado para eles seria bem mais versátil e cómodo de utilizar.


Ayúdanos a conseguirlo

Back to top