Skip to Content

5 passos para saber se instala a sua cadeira corretamente

DefaultAlt

10/11/2015

Mais importante do que comprar a melhor cadeira do mercado é instalá-la de forma correta. Que fique bem fixa e que não se desloque ou solte em caso de acidente é vital para que as suas qualidades de proteção sejam ótimas, mas é preciso ter muito em conta outros fatores na altura de colocar bem o SRI.

A seguir iremos rever de forma breve e graças à ajuda de Safe Kids Worldwide os pontos fundamentais da instalação das cadeiras em que devemos colocar toda a nossa atenção antes de começar qualquer deslocação de carro com os nossos filhos.

1. Que cadeira escolho?

Para as crianças de estatura inferior a 135 centímetros é obrigatório o uso de Sistemas de Retenção Infantil. Mas não serve qualquer um, temos que escolher entre todas as opções do mercado a que melhor se ajuste à estatura e peso do nosso filho.

2. Onde coloco a cadeira?

Desde o passado 1 de outubro de 2015 as crianças até 12 anos têm que viajar, por norma geral, com a sua cadeira colocada nos assentos traseiros (se possível no central para maior segurança). Só poderão ir sentados no assento dianteiro com o seu SRI caso o veículo não tenha lugares traseiros ou estes já estejam ocupados por outras crianças.

3. Em que direção tenho que colocar a cadeira?

Enquanto a estatura da criança o permita, colocaremos a cadeira virada para trás, aproximadamente até aos dois anos de idade. Está demonstrado que esta orientação é mais segura em caso de colisão. A partir do momento em que tenha que ser virada para a frente temos de nos assegurar, ainda mais, que a fixação da cadeira é perfeita.

4. A cadeira está bem fixa?

Para nos certificarmos de que o Sistema de Retenção Infantil está bem instalado basta uma simples verificação conhecida como a prova da polegada (ou a prova dos 2,5 centímetros). Se uma vez colocada tentarmos mover a base e esta não oscilar mais de 2,5 centímetros é porque fizemos um bom trabalho.

5. O arnês está bem colocado?

Por último, antes de iniciar o andamento temos que assegurar que também colocámos bem o cinto de segurança na cadeira para que esta fique bem fixa no seu lugar, passando o cinto pelos pontos principais na estrutura do SRI, e que o arnês que fixa a criança está bem apertado para que o seu corpo fique perfeitamente protegido em caso de acidente.

Back to top